Produtor está preocupado com a safra no Sul do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Para o Sul do Brasil, principalmente para o Rio Grande do Sul, as notícias são boas.

As pancadas de chuva retornam a partir desta quarta-feira e podem ser fortes. De uma certa forma, muitas áreas continuarão sendo beneficiadas, mas é fato que essa ausência de chuvas regulares já vem comprometendo o pleno desenvolvimento das lavouras, principalmente a de milho. No entanto, ao longo da semana, as lavouras de soja devem ficar sob estresse hídrico e, consequentemente, pode haver perda de produtividade em ambas as culturas.

 

Ainda é muito cedo para prever que a Região Sul, em especial a do Rio Grande do Sul, terá quebras significativas em suas lavouras, mas já se pode descartar que não será uma safra tão espetacular como foram as últimas quatro.

 

Nas próximas semanas, a passagem de frentes frias recorrentes devem trazer chuva para toda o Sul, porém de forma rápida e isolada.

 

Os corredores de umidade estão voltados ao Norte do país. Em grande parte da Região, a expectativa é de que as chuvas continuem ocorrendo. No Tocantins, as condições para a segunda quinzena de dezembro ainda continuarão sendo de pancadas de chuvas, hora mais intensas e generalizadas e num outro momento, irregulares. Mas mesmo assim, os mapas de previsão continuam sinalizando chuva, o que manterá as condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, não sendo observado para esse período nenhuma grande anomalia que possa prejudicar o pleno desenvolvimento das plantas e consequentemente resultar numa redução em seus potenciais produtivos.

 

Por Vitor Hassan

 

Assista abaixo a análise do meteorologista da Climatempo Vitor Hassan:

 

 

Veja também:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora