Chuva beneficia lavouras no Nordeste

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, as condições para a segunda quinzena de dezembro ainda continuarão sendo de pancadas de chuva, horas mais intensas e generalizadas e num outro momento, irregulares. Mas mesmo assim, os mapas de previsão continuam sinalizando chuva para toda a região, o que manterá as condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, não sendo observado para esse período, nenhuma grande anomalia que possa prejudicar o pleno desenvolvimento das plantas e consequentemente resultar numa redução em seus potenciais produtivos.

 

chuvap1_ne

 

chuvap2_ne

 

Tendência

Além disso, a primeira quinzena de janeiro continuará sendo marcada pelas chuvas regulares e em bons volumes, mantendo assim, boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Porém, ao longo da segunda quinzena de janeiro, há grandes possibilidades de que venha a ocorrer um veranico – o que é de tradição na região, mas na primeira quinzena de fevereiro já há previsões de retorno das chuvas, o que manterá as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Porém, como será um ano onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) demora uma pouco mais para se estabelecer sobre a região, algumas microrregiões poderão ter alguns problemas de ausência de chuvas entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro.

 

Leia também: Produtor está preocupado com a safra no Sul do BR

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora