A primeira quinzena de janeiro foi marcada por chuva forte em grande parte das regiões produtoras do país. A última semana foi marcada por temporais no final da tarde em grande parte das regiões produtoras do oeste da Bahia, norte do Paraná e do Mato Grosso. Tal cenário tem dificultado a colheita e a logística de transporte agrícola em algumas dessas regiões.
Como fica o tempo?
A expectativa para os próximos dias é de ausência de chuva para os estados produtores de Minas Gerais, Oeste da Bahia, Goiás, Sul do Tocantins, e grande parte de Mato Grosso. Esse cenário deve durar até dia 21 de janeiro, quando uma nova frente fria proveniente de São Paulo ganha força e se alinha ao escoamento de umidade da Amazônia, trazendo bons volumes de chuva para todas essas regiões.
Confira a análise do meteorologista Vitor Hassan, que explica com mais detalhes o comportamento das chuvas direcionadas para o segmento agro:
Texto por Vitor Hassan
Veja também: Chuva colabora para o desenvolvimento de grãos no Brasil
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:
Análise de volume de chuva para a área produtora