Chuva pode prejudicar colheita e plantio em grande parte do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade ficam ativas sobre a região central do Brasil nesta segunda-feira e a tendência é que elas ganhem força ao longo do dia. Há chance de ocorrerem novas pancadas de chuvas, principalmente à tarde. Contudo, mesmo com a previsão de pancadas de chuva, as condições se manterão bastante favoráveis à realização dos trabalhos de campo, como colheita e plantio. Além disso, essas pancadas de chuva também possibilitarão a manutenção da umidade do solo e consequentemente, boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Entretanto, apesar de a previsão ser de um mês com chuvas relativamente boas e regulares para toda a faixa centro-norte do país, a janela ideal ao plantio do milho safrinha já terminou. Todas as áreas semeadas ao longo dessa semana já terão fortes reduções em seus potenciais produtivos por conta da diminuição de horas de brilho solar.

Já no Sul e em grande parte do Sudeste, a semana começa com forte calor, céu com muitas nuvens, mas com previsão para pancadas de chuva à tarde, já que essas linhas de instabilidade ganharão força ao longo do dia. Não se pode descartar a possibilidade de pancadões de chuvas. Os volumes poderão variar entre 10 mm e 50 mm, uma vez que a atmosfera apresenta altos índices de umidade.

 

A previsão é de que do meio para o fim desta semana a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixe o tempo mais fechado e com chuvas a qualquer hora do dia em grande parte da região Sul e Sudeste, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul. Essas chuvas, apesar de atrapalharem o pleno andamento da colheita e plantio, devem manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, principalmente as de segunda safra, bem como as lavouras de café e cana-de-açúcar.

 

A primeira quinzena de março será marcada por chuvas regulares e em bons volumes sobre todo o Brasil, sendo que os maiores volumes e até mesmo chuvas bem mais regulares e abrangentes serão observadas sobre a metade norte do país. Os altos volumes poderão atrapalhar e até mesmo inviabilizar os trabalhos de campo durante a semana que vem.

 

Argentina

Na Argentina, a previsão é de chuva a partir desta sexta-feira, entretanto, a probabilidade de que elas realmente ocorram no próximo final e semana é bem mais alta do que a de fevereiro. Isso porque, a corrente de jato está perdendo forças e migrando mais ao sul do Continente, dando passagem para que os corredores de umidade consigam retornar ao Sul do Continente e as frentes frias passem com mais frequência sobre essa região.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora