Clima beneficia lavouras no Sul do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Texto por Marco Antônio Santos – Agrometeorologista

 

Na manhã desta sexta-feira (23) já era possível observar muitas áreas de instabilidade sobre parte das regiões do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e da faixa leste do Paraná. A instabilidade provocou chuva, o que atrapalhou a realização da colheita da soja e do milho. Ainda assim, a umidade se manteve alta.

               

Apesar de o dia ter amanhecido com muita nebulosidade em Mato Grosso, Goiás e Rondônia, há previsão de que a chuva ocorra de forma mais generalizada e em bons volumes no período da tarde. No Sul, o dia começou com céu bastante aberto. Não há previsão de chuva para hoje.

 

mapa_satelite_goes16 (1)

 

Porém, no sábado (24), a passagem de uma frente fria irá deixar o tempo bastante instável e com previsão de chuvas generalizadas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, o que favorecerá o desenvolvimento das lavouras.

 

A tendência para o Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e a faixa leste do Paraná, é que o período de chuva em intervalos se mantenha durante todo o final de semana. Somente no começo da semana que vem é que o padrão meteorológico muda, retornando a condição de pancadas irregulares.

 

A partir de domingo (25) em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e faixa oeste da Bahia, o tempo fecha por completo, causando chuvas generalizadas e sem interrupções até a quarta-feira (28). Mesmo em poucos dias, a chuva irá trazer preocupações para os produtores ao atrapalhar o trabalho da colheita. Por outro lado, não haverá prejuízos e os solos irão se manter com bons níveis de umidade, o que ajuda a favorecer o pleno desenvolvimento da lavoura de 2ª safra.

 

Portanto, a tendência é de chuvas intermitentes no começo da semana que vem e tempo mais aberto, com eventuais pancadas de chuvas a partir da quarta (28) e quinta-feira (29), em parte do Centro-Oeste, Rondônia e oeste da Bahia.

 

chuvap1_br

  

Frente Fria

A frente fria que irá deixar áreas de instabilidade no Sul no Sábado (24) começa a avançar para a Região Sudeste no domingo (25). Com o afastamento do sistema, o tempo volta a abrir, aliviando as preocupações com eventuais perdas que poderiam ocorrer na Região Sul do país.

 

Tendência

Nas próximas três semanas, frentes frias irão passar pelo Sul do Brasil, provocando chuvas generalizadas e de boa intensidade, mas de curta duração. Aos poucos, elas se encaminham para o Sudeste e Centro-Oeste, além do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde as chuvas também são previstas.