AGROCLIMA

Umidade do solo favorece a 2ª safra do milho em GO

13/04/2018 às 12:38
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista

Oferecimento

Áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil, ainda ajudam a espalhar nuvens carregadas em várias localidades do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Rondônia e Pará. Na cidade de Paragominas (PA), por exemplo, por conta dos altos volumes de chuva, partes da cidade foram alagadas. No entanto, o impacto da chuva nas lavoras não foi tão significativo. Tanto em Paragominas, como no Piauí, a instabilidade frequente que vem acontecendo está atrapalhando o avanço da colheita da soja, causando já um percentual significativo de grãos ardidos.

 

Nesta sexta-feira (13), a previsão é que o tempo mais instável se mantenha ao longo do final de semana, podendo ser registrado mais chuva, beneficiando o desenvolvimento das lavouras. Como houve registros de precipitações no Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais, os níveis de umidade do solo se elevaram, favorecendo a 2ª safra, em especial o milho, feijão e as hortaliças.

 

umidsolo_br

 

Já na Sul, a passagem de uma frente fria no Rio Grande do Sul irá deixar o tempo bastaste instável e com possibilidade de chuva generalizada ao longo do dia. A instabilidade, ainda se manterá no sábado, mas no domingo o tempo volta a abrir sobre o estado. Em algumas áreas de Santa Catarina, deverão ocorrer pancadas irregulares de chuva entre hoje (13) e amanhã (14). Já no Estado de São Paulo, a previsão é de que ocorra áreas de instabilidade entre sexta (13) e domingo (15) e somente na última semana de abril podem acontecer chuvas mais generalizadas.

 

O tempo firme favorece o pleno avanço da colheita da soja e da cana-de-açúcar. Porém, para as culturas de 2ª safra, o tempo pode ocasionar reduções nos potenciais produtivos de algumas lavouras, já que vem ocorrendo uma redução significativa dos níveis de umidade do solo.

 

Segunda quinzena de abril

 

Com o retorno da chuva no Sul do Brasil, mais precisamente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tendência é que a instabilidade no Norte do País comece a ficar irregular, com uma segunda quinzena mais seca, possibilitando a plena realização da colheita no Mato Grosso, Goiás e de Minas Gerais.  Ainda há previsão de chuva para os próximos dias, mesmo que irregular, podendo gerar ainda, perdas na qualidade dos grãos de soja. Por um outro lado a chuva está sendo bastante benéfica ao algodão.

 

No Paraná e no Mato Grosso do Sul, a tendência é que o tempo permaneça firme e sem previsão para chuva generalizada ao longo desta sexta-feira (13) e de sábado (14). Somente entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) é que há chances para pancadas de chuva irregular. Tal situação meteorológica mantém os produtores em atenção, já que existem áreas que estão a mais de sete dias sem registros de chuva e poderão ficar mais alguns dias sem.

 

Isso irá reduzir significativamente os níveis de água no solo, podendo comprometer o pleno desenvolvimento do milho. Há possibilidade de que a última semana de abril seja marcada por chuvas mais regulares sobre o centro-sul do país, proporcionando excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras.

 

 Foto: Henrique Carneiro. Querência/MT.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Nova
    15/04
  • Crescente
    22/04
  • Cheia
    31/03
  • Minguante
    08/04

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12