Visando incentivar os pequenos produtores do sudoeste da Bahia, na adoção de critérios sustentáveis, a Associação Baiana dos Produtores (Abapa) tomou a iniciativa de realizar visitas técnicas na região. Nos dias 5 e 6 de junho, foram verificados uma possível inclusão das propriedades de algodão das cidades de Luiu e Malhada para que passem a receber auditoria para licenciamento Better Cotton Iniciative (BCI), referência internacional em algodão sustentável. Caso seja implementado, a Bahia será o primeiro estado a realizar o projeto piloto BCI para pequenos produtores.
É previsto que os produtores contêm também com a visita de equipes técnicas da Abapa para se adequarem aos critérios de sustentabilidade. Assim serão aplicadas melhores práticas socioambientais com regras adequadas aos pequenos produtores. Ainda segundo a Associação, a ideia é ir avançando gradualmente, de forma sustentável, para que mais famílias possam ter rentabilidade e continuem se desenvolvendo no campo.
Algodão no Oeste
Na última safra, 2016/2017, 74% da área plantada de algodão recebeu a certificação, abrangendo um total de 140,4 mil hectares, que também comprovaram o uso racional e preservação do meio ambiente e aplicação de boas práticas agrícolas na produção do algodão. A previsão é que, nesta safra 2017/2018, até o final de junho, sejam visitadas 53 propriedades, que totalizam 191.586,00 hectares, 75,69% da área total do algodão plantado na Bahia. Estes agricultores deverão comprovar excelência com parâmetros mundiais de adoção de práticas sustentáveis no campo, garantindo maior rentabilidade e espaço no mercado comprador, principalmente de países europeus e asiáticos.
Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo: