Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

EUA tem primeira fazenda autônoma

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

De uma forma inovadora, a primeira fazenda de produção totalmente autônoma foi inaugurada nos Estados Unidos, tendo como objetivo comercializar seus produtos o mais breve possível. De acordo com Brandon Alexander, cofundador e CEO da Iron Ox, desenvolvedora da tecnologia, a horta cultiva muitos vegetais de folhas verdes, como a alface romana, alface francesa e couve, além de manjericão, coentro e cebolinha.

 

A aparelhagem funciona com tecnologia hidropônica e conta com um robô chamado Angus, capaz de levantar e mover 450kg além de conter braços que permitem realizar a colheita daqueles produtos. Alexander afirma ainda que a configuração atual pode produzir cerca de 26.000 plantas por ano e é equivalente a uma fazenda a céu aberto com um total de um hectare, com a diferença de que está em um espaço menor e mais eficiente, segundo ele. 

 

Nesse cenário, a maioria dos vegetais consumidos nos Estados Unidos é cultivada na Califórnia e no Arizona, especialmente durante os meses de inverno do país. Isso significa que uma alface romana vendida na costa leste, para o mês de janeiro, certamente terá percorrido cerca de 3.200 quilômetros para chegar no seu destino. Assim, o objetivo dos pesquisadores é conseguir diminuir essa logística, permitindo que o alimento seja cultivado em qualquer parte do país. 

 

O plano agora é começar a vender os produtos da primeira fazenda e depois tentar utilizar para locais cada vez maiores ao longo do tempo. A empresa afirma que tem dinheiro para isso, já que anunciou que arrecadou mais de US$ 5 milhões, incluindo uma rodada de 3 milhões que foi anunciada no início deste ano de 2018.

Experimente ter monitoramento em tempo real da sua fazenda

+ mais notícias