DF é destaque no fornecimento de sementes de soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo, e a Região Centro-Oeste contribui com 45,2% da produção total do país. Apesar de a produção no Distrito Federal representar apenas 0,2% da produção nacional, as condições edafoclimáticas favorecem o cultivo de soja para produção de sementes.

 

O Distrito Federal é destaque no fornecimento de sementes de soja de alta qualidade. Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, mais de 30% ou cerca de 27 mil hectares da produção total da região já era destinada a este segmento. A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento realizou um estudo que engloba o cenário da produção, comercialização e logística de semente de soja no Distrito Federal e mapeou as áreas de produção. 

 

Em 2018, foi realizado um levantamento em campo pela Conab no Distrito Federal e entorno, quando foi possível observar que, para a safra 2017/2018, a área cultivada com sementes de soja foi de 27 mil ha, representando cerca de 30% da área total destinada para a produção de soja. O Distrito Federal escoa cerca de 39 mil toneladas de sementes de soja para outros estados como insumo na produção de grãos, para o qual 72% é destinado para o Mato Grosso.

 

Estima-se que o mercado local de sementes de soja movimenta em torno de 20 milhões de reais por ano-safra. Portanto, em razão da importância da cadeia produtiva da soja, a sua expressiva relevância para o agronegócio brasileiro e regional e considerando o potencial para o crescimento da produção de sementes de soja no Distrito Federal, torna-se necessário o mapeamento contínuo da produção de sementes de soja no Distrito Federal.

 

A produção de soja

 

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja. Na safra 2017/2018, o país produziu 119,3 milhões de toneladas do grão, em uma área de 35,82 milhões de hectares, com produtividade média de 3.382 kg/ha, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que produziu 124,8 milhões de toneladas de soja no mesmo período, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

 

A produção de soja no Brasil representou cerca de 52% do volume total de grãos produzidos na safra 2017/2018. O Centro-Oeste, principal região produtora de grãos no país, contribuiu com 45,2% do total da produção brasileira de soja para o período.

 

No Distrito Federal, a produção de soja na mesma safra foi de 253 mil toneladas, representando 0,2% da produção nacional. O êxito no cultivo de soja depende de diversos fatores, porém a utilização de sementes de elevada qualidade, com altas taxas de vigor e sanidade, permite desempenho superior da lavoura, além do acesso aos avanços genéticos, com as garantias de qualidade e tecnologias de adaptação nas diversas regiões.  

 

Na safra 2017/18, o principal produto cultivado no Distrito Federal foi a soja, representando
34,7% da produção local e 44,2% da área plantada para o período. No âmbito da produção nacional de soja, o Distrito Federal teve uma participação de 0,2%, o que resultou em 253 mil toneladas
produzidas na safra 2017/18.

 

Nesta quarta-feira, vamos continuar falando deste estudo e mostrar dados da Conab sobre produtividade e o panorama da produção de sementes de soja. Fique ligado aqui no Canal Agroclima!

 

AgroclimaPro 

 

Conheça também o AgroclimaPro – sua opção inteligente para a gestão no campo. Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/