A área total do mercado de tomate de mesa no estado de São Paulo corresponde a aproximadamente 3.500 hectares. Desse valor, 2.100 ha são de tomate salada (ou redondo), 1.030 ha, de tomate italiano, e 370 ha, de tomate Santa Cruz. E é neste segmento de tomate salada que o tomate Compack se destaca, com elevado potencial produtivo e qualidade de frutos.
O Compack possui internódios curtos e pegamento sequencial de frutos. Uma grande vantagem é a classificação extremamente uniforme, no padrão mais exigido pelo mercado, da base ao ponteiro. É um tomate com excelente firmeza, paredes grossas e pós-colheita, que possui resistência a fungos de solo, viroses e nematoides. O produto é uma excelente opção para o produtor que busca produtividade com qualidade.
O produtor Lauro Andrade está há 40 anos no mercado produzindo tomates em suas propriedades rurais localizadas em Sumaré, no interior de São Paulo e na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Segundo ele, o Compack permite que o agricultor colha do começo ao fim, com um calibre ideal, se destacando na produtividade, tamanho, cor e sabor dos frutos.
Outro produtor que também cultiva tomate Compack na região de Campinas (SP) e reconhece o potencial e o diferencial do produto é Gerson Stein, que trabalha há 21 anos no mercado. Para ele, além do padrão de qualidade, o fruto ainda trouxe uma remuneração financeira melhor. Stein lembra que é importante uma parceria com as empresas de tecnologia e inovação que acompanham a evolução da produtividade e que desenvolvem sementes de qualidade com soluções sustentáveis para o campo.
Rio de Janeiro quer investir no tomate de estufa
O Rio de Janeiro é considerado um dos grandes estados para produção de tomates no Brasil. Porém, 99,9% do cultivo é feito em campo aberto o que aumenta o risco da produção por causa das condições do tempo. Apenas 0,1%, são cultivados em estufa para tomates do tipo cereja.
No último fim de semana, o Projeto Sabor de Verdade, reuniu mais de 250 produtores da região de Nova Friburgo, no estado do Rio, para ensinar os produtores uma nova forma de plantar tomates em estufa.
A proposta é mostrar aos produtores que é possível ter um produto de grande consumo, com um excelente pacote tecnológico para o agricultor e sabor diferenciado para o consumidor, destaca Ayrton Tullio Junior, Engenheiro Agrônomo. Hoje, o tomate tipo Vero está presente em todo Rio de Janeiro na Região Serrana, Sul Fluminense e Norte do estado, e é conhecido por ser um produto diferenciado por ter alta produtividade e qualidade nos seus frutos, sendo cultivado em campo aberto.
A ideia do evento foi apresentar uma proposta de plantio que dará maior rentabilidade ao produtor e mais qualidade e sabor ao consumidor.