Conab confirma produção recorde de grãos: 250,5 milhões/t

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Brasil é muito produtivo e novas fonteiras agrícolas abrem espaço para uma nova produção. Nesta terça-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), divulgou, o 9º levantamento da safra de grãos. A notícia é muito boa, porque mesmo com a seca observada em alguns estados, a produção de grãos confirma o crescimento da produção no Brasil. 

 

De acordo com a Conab, o crescimento recorde da produção de grãos no país está estimada em 250,5 milhões de toneladas, ou seja, ou 8,5 milhões de t (3,5%) a mais do que o colhido em 2018/19. Em relação ao levantamento passado, houve queda de 400 mil toneladas na estimativa de produção. Mas o recorde da safra se mantém, resultado de uma área semeada de 65,6 milhões de hectares, com crescimento de 2,3 milhões de hectares (3,6%) sobre a safra passada. 

 

Com a colheita finalizada praticamente em todas as culturas de primeira safra, e as de segunda em andamento, o que falta agora é a conclusão do plantio das culturas de inverno e os números resultantes da terceira safra. Além disso, será necessário observar o comportamento climático, que pode influenciar na produtividade destas culturas.

 

Safras de milho

 

O milho primeira safra com produção de 25,4 milhões de toneladas, 0,8% inferior à safra passada, está com a colheita praticamente encerrada. Já, o milho segunda safra registra produção recorde, estimada em 74,2 milhões de toneladas, crescimento de 1,4% sobre a produção de 2018/19, colheita em andamento.

 

O destaque é para o milho terceira safra.  Depois de se firmar como uma opção rentável para os produtores que aproveitam melhor a janela de plantio na segunda safra, começa a surgir a terceira safra de milho ( que possui um calendário de plantio diferenciado), na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). A estimativa para este ano é uma colheita de 1,3 milhão de toneladas. Com os plantios em maio e junho na região de Sealba e, em Pernambuco e Roraima, as estimativas
iniciais indicam uma área plantada em torno de 519,8 mil hectares.

 

Milho total

 

A estimativa nacional de plantio do milho, considerando a primeira, segunda e terceira safras, na temporada 2019/20, deverá apresentar uma área de 18,5 milhões hectares e uma produção recorde
de 101 milhões de toneladas.

 

Soja

 

A soja apresenta uma produção recorde de 120,4 milhões de t, 4,7% a mais do que a safra 2018/19. Já o milho total, somatório da primeira, segunda e terceira safras chega ao recorde de 101 milhões de t com uma área de 18,5 milhões hectares. A produção nas três safras devem alcançar, respectivamente, 25,4 milhões de t, 74,2 milhões de t e 1,33 milhão de toneladas.

 

Arroz

 

Com a colheita próxima a finalizar-se, a produção está estimada em 11,1 milhões de toneladas, 6,5%
superior ao volume produzido na safra passada. Dessas, 10,2 milhões de toneladas em áreas de cultivo irrigado e 0,9 milhão de toneladas em áreas de plantio de sequeiro.

 

Feijão segunda e terceira safra

 

A produção está estimada em 1,24 milhão de toneladas, redução de 4,9% sobre a da safra anterior e a colheita está em andamento. Já, o feijão terceira safra se encontra em fase final de plantio. A área estimada é de 575,1 mil hectares, redução de 1% sobre a área da safra passada.

 

Feijão total

 

Produção de 3,07 milhões de toneladas, 1,9% superior ao obtido em 2018/19. As lavouras de segunda safra estão em processo de colheita e, de terceira safra finalizando o plantio. Dessa produção 1.864,4 mil toneladas são de feijão-comum cores, 701,1 mil toneladas de feijão caupi e 508,8 mil toneladas de feijão–comum preto.

 

Algodão

 

A produção de pluma está estimada em 2,89 milhões de toneladas 3,9% superior à safra passada. As
condições climáticas vêm favorecendo o bom desenvolvimento das lavouras.

 

Culturas de Inverno

 

Finalmente, nas culturas de inverno, o trigo têm boas perspectivas, com um crescimento de 6,7% na área a ser cultivada e a produção devendo chegar a 5,7 milhões de t, dependendo do comportamento climático. Aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale: plantio em andamento. Estima-se um crescimento de 5,5% na área a ser plantada. 

 

AgroclimaPRO

 

O Agro não para! ?? O AgroclimaPRO, um produto da CLIMATEMPO é a melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua fazenda e região!

 

Muito mais informação para você tomar as melhores decisões e garantir mais rentabilidade para a sua lavoura. ?? Interessados entrar em contato pelo whatsapp ? https://wa.me/5511942165132

 

ou acesse  https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/