Começou a colheita do arroz no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Está aberta a colheita do arroz em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, com um 1% colhido da área total cultivada de arroz no estado.

 

A abertura oficial da colheita deste grão aconteceu nesta última quinta-feira, 11 de fevereiro e a cultura segue com bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da Emater/RS-Ascar.

 

As temperaturas mínimas mais baixas causaram apreensão em algumas regiões, podendo resultar em redução na produtividade das áreas em florescimento, fase que atinge 44% da área cultivada. Outros 33% estão em fase de enchimento de grãos, 15% em maturação e 7% ainda na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Na cultura da soja, as lavouras em estágio de floração e enchimento de grãos continuam favorecidas pelas chuvas, com bom índice de flores e vagens. Chega a 2% da área do Estado em maturação, com bom potencial produtivo. Outros 18% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 46% em floração e 34% em enchimento de grãos.

 

Milho

 

A semana entre 7 e 11 de fevereiro, com período de chuvas, favorável ao desenvolvimento do milho, e de sol, favorável à colheita, foi de intensa atividade com a cultura.

 

Produtores que implantam safrinha, o fizeram assim que colheram a safra. A cultura já conta com 39% colhido; 20% em maturação, 12% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 13% em floração.

 

Olerícolas

 

Na região da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a semana com retorno de dias com alta insolação contribuiu para o bom desenvolvimento das olerícolas. As folhosas estão com bom desenvolvimento, com exceção da rúcula que tem apresentado diminuição no crescimento e incidência de ferrugem branca.

 

Produtores têm dificuldades no controle de ervas daninhas na cultura da mandioca devido ao longo período com alta umidade no solo, que proporcionou o crescimento rápido das ervas e impossibilitou o controle manual.

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.