Chuva, sol, umidade garantem bom desenvolvimento das pastagens

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As temperaturas mais amenas, associadas à boa incidência de radiação solar e à adequada umidade do solo proporcionada por chuvas regulares, promoveram o desenvolvimento das pastagens estivais e do campo nativo, as quais, ainda que com menor qualidade, ainda ofertam quantidade considerável de volumosos aos animais.

De acordo com o Informativo da Emater/RS-Ascar, nos locais onde geou, o desenvolvimento do campo nativo foi praticamente nulo e houve redução da disponibilidade de forragens das áreas de resteva.

 

As pastagens anuais de inverno apresentam boa produtividade, e a umidade do solo acelerou o crescimento especialmente da aveia, que já está ofertando boa quantidade de volumoso de qualidade.

Nos períodos sem chuva, os produtores aplicam adubos nitrogenados nas áreas de pastagem. Os produtores seguem suplementando as categorias mais exigentes, como matrizes leiteiras, com forragens conservadas, principalmente silagem de milho e pré-secados como fonte de volumoso.

Na regional de Ijuí, seguem as semeaduras escalonadas com aumento de cultivares com ciclo mais longo. A semeadura do trigo para silagem está sendo finalizada. Na regional de Bagé, aumentou o número de criadores conduzindo as pastagens de aveia para pastoreio, mesmo antes do pleno desenvolvimento das plantas.

Em Hulha Negra, as pastagens de trevos e de cornichão estão com bom rebrote, mas de maneira geral ainda apresentam pequena oferta forrageira.

 

Fonte: Emater/RS-Ascar

 

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.