Tempo seco favorece início da colheita do algodão na BA

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do arábica e do robusta avançam nas áreas produtoras. Com o clima mais seco, produtores seguem com as atividades de colheita que não devem ser prejudicadas pelo clima, nos próximos dias.

 

Neste fim de semana, as áreas produtoras do arábica na Mogiana paulista e no sul de Minas, podem até receber alguma chuva, mas o volume não será elevado e não deve atrapalhar as atividades de campo. No Espírito Santo, as áreas cafeeiras de robusta também podem receber pancadas isoladas até o próximo domingo, dia 13 de junho.

 

Nos últimos dias, no estado do Paraná, regiões que passaram a primavera e o verão com solo muito seco, receberam volumes de chuva e registraram boa recuperação da umidade do solo. Neste fim de semana e até segunda-feira, 14 de junho, não chove na região de Ponta Grossa. A tendência é que ocorram pancadas de chuva novamente entre os dias 18 e 21 de junho.

 

O destaque neste fim de semana são as temperaturas mais baixas na Região Sul. Há previsão de geadas em áreas do interior do Rio Grande do Sul, região serrana gaúcha e catarinense e no sul do Paraná.

 

Sua plantação está preparada para geada?

 

geada_agroclimapro

 

 

No Norte do Brasil, a chuva com maiores acumulados ocorre especialmente em Roraima, Amazonas, Amapá e no norte do Pará. As demais áreas seguem com o tempo mais firme. Em grande parte do Tocantins, não deve chover e o solo segue seco durante os próximos dias.

 

Algodão

 

Se para a lavoura de grãos a falta de chuva é ruim, para o algodão do oeste da Bahia o tempo seco neste momento é o ideal. As atividades de colheita no campo devem aumentar ao longo das próximas semanas e a previsão do tempo indica tempo seco no decorrer do período em toda região produtora o que mantém a qualidade da pluma durante a colheita.

 

De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), em Luís Eduardo Magalhães, as primeiras análises feitas ao algodão desta safra indicam qualidade premium. No decorrer dos próximos 15 dias, não há expectativa de chuva significativa para a região oeste da Bahia.

 

Centro-Oeste

 

Para as lavouras da Região central do Brasil, o tempo firme continua no decorrer dos próximos dias. Grande parte da Região segue ainda com baixos índices de água no solo. Apenas, alguns pontos isolados do Distrito Federal podem registrar aumento da nebulosidade e pancadas de chuva bem isoladas, neste fim de semana do Dia dos Namorados.

 

Agroclima PRO

 

Fique de olho no Agroclima e acompanhe se a tendência se confirma ou não.

 

Você também pode experimentar GRÁTIS POR 7 DIAS o Agroclima PRO. Com ele você tem acesso a histórico de dados de Clima e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo entre outras facilidades.