Início de semana frio nas áreas cafeeiras do sul de MG

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Início de semana com frio no Sul, Sudeste, Centro-Oeste do país. As geadas ficaram concentradas nas áreas altas da serra gaúcha e catarinense. Nas áreas de café, do sul de Minas, a menor temperatura ocorreu em foi em Cabo Verde, 5,9ºC, registrada nas primeiras horas desta segunda-feira (14).

 

Algumas áreas de instabilidade vem provocando chuva no Brasil Central. Ontem (13), voltou chover em Brasília, algo que não acontecia desde o dia 9 de maio e nesta segunda-feira (14), há previsão de chuva em boa parte do centro e norte do Goiás, inclusive simulações mostram potencial para queda de granizo (pedras pequenas sem grande Impacto na agricultura), o que chama atenção para um mês de junho no cerrado.

 

No Mato Grosso, noroeste de Minas Gerais, até mesmo no sudoeste da Bahia no decorrer desta segunda-feira também há condições para chuva. Na terça-feira (15),  também há condições para chuva nestas localidades, embora a chance de granizo, seja um pouco menor. 

 

A partir de sexta-feira (18), o que vai chamar mais atenção, é a formação de uma nova frente fria. Este sistema provoca chuva no Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O  volume será expressivo, principalmente entre o norte do Paraná, sul de São Paulo, litoral paulista, atingindo a região do porto de Santos, no próximo sábado (19).

 

Feijão

 

A colheita do feijão avança no Paraná e pode ser concluída, nos próximos dias. O último levantamento realizado pelos técnicos do Deral indica uma quebra de 38% sobre as 504 mil toneladas de feijão estimadas no início da safra 2020/21. Porém, devido à longa estiagem que afetou a cultura em março, abril e maio, as perdas foram significativas e o volume de produção ficou reduzido para 310 mil toneladas. 

 

Frio

 

O domingo (20) será gelado no centro-sul do Brasil. De acordo com o meteorologista, Celso Oliveira, a região de Cascavel (PR), pode registrar temperatura de até 4 graus. Há condições favoráveis para geadas no sul e sudoeste do Paraná, boa parte do interior de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

 

Como o clima impactou a safra verão 2021 e como se proteger para a próxima safra

 

Tendência 

 

No período entre 21 ao dia 27 de junho, é que as chuvas retornem e fiquem concentradas sobre a Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ou seja, neste período, diminui a chance de frio intenso e voltam a ocorrer chuvas mais fortes para Região sul do Brasil.

 

Agroclima PRO

 

Semana fria e com previsão de geada em áreas do Sul do BR.

 

Fique de olho na análise de clima para geadas.

 

 

Você também pode experimentar GRÁTIS POR 7 DIAS o Agroclima PRO. Com ele você tem acesso a histórico de dados de Clima e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo entre outras facilidades.