Mudanças no tempo afetam áreas produtoras de café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Istock

O mês de julho foi marcado por duas quedas significativas na temperatura no centro e sul do Brasil, o que acabou afetando as principais áreas produtoras, sobretudo de café Arábica entre o Paraná, Mogiana Paulista, sul de Minas e até mesmo alguns cafezais do Cerrado Mineiro como na região de Patrocínio, por exemplo.

Estas ondas de frio ocorreram praticamente no último decêndio do mês passado e Agosto ainda começou frio, porém já com baixo potencial de geadas. Foram duas massas de ar polar que avançaram de forma continental, portanto, com alto potencial para formação de geadas, com termômetros que chegaram a registrar valores negativos em muitos municípios, inclusive de São Paulo e Minas Gerais.

 

Além disso, na última onda de frio, a temperatura extremamente baixa, combinada com vento e baixa umidade relativa do ar, proporcionou condições para geada negra em alguns municípios do Paraná.

 

Depois de um início de ano com pouca chuva nas principais áreas de café, veio o frio e agora os produtores contabilizam os prejuízos em virtude das condições climáticas dos últimos meses e já se preocupam com as próximas safras, considerando também a bienalidade, já que essas condições podem refletir na qualidade das lavouras nos próximos meses.

 

A geada prejudica o desenvolvimento vegetativo das plantas ou até levam a morte em algumas lavouras que enfrentaram um frio mais intenso e mais duradouro.

 

Os efeitos da falta de chuva e das geadas são evidentes para a safra atual, mas a preocupação se estende também para as safras futuras, já que além de reduzir a produção da safra 2022/2023, quando os cafezais voltarem a produzir normalmente, pode haver um excesso de produção o que traria um aumento na oferta e redução nos preços.

 

 

Sobre a SATIS

 

Com sede em Araxá (MG), a Satis é especializada em produtos de nutrição vegetal foliar, cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida para melhorar o rendimento das lavouras. Seus produtos estão presentes em mais de 80% do território nacional. A Satis trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de soluções especialmente em lavouras como soja, café, milho, feijão, trigo e hortifruti. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade.

 

Com a Satis, o sucesso de sua lavoura está garantido, faça chuva ou faça sol.

 

 

Saiba mais em: https://www.satis.ind.br/

 

 

Este conteúdo trata-se de um informe publicitário patrocinado pela Satis.