Soja apresenta bom desenvolvimento no sudoeste paulista

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP (Avaré e Itapetininga)

 

Na região sudoeste do estado de São Paulo, os produtores de soja estão animados. No campo, a soja apresenta um bom desenvolvimento. Nesta semana, Marisete Belloli, gerente agropecuária da Conab São Paulo, está em visita aos campos da região para realizar o levantamento de safra. Veja abaixo as fotos enviadas com exclusividade para o Agroclima.    

 

soja_Marisete Bellolli_conab3

Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP 

 

“A soja está crescendo de forma favorável. Se continuar desta forma, a produtividade deve superar as expectativas. Muitas lavouras começam dar sinais de frutificação. A estimativa é que em meados de janeiro, a região de Avaré e Itapetininga, já apresentem sinais de entrada de safra”, analisa Belloli.

 

 

soja_Marisete Bellolli_conab4

Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP 

 

Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP 

 

soja_Marisete Bellolli_conab2

Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP 

 

Tendência do clima

 

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, nos próximos 7 dias, a chuva fica concentrada no centro-norte do país. Pelo menos até sexta-feira 10/12, volumes significativos de precipitação serão observados nas áreas cafeeiras da  Bahia, áreas produtoras de grãos do sudoeste baiano, e boa parte do Matopiba, norte de Mato Grosso e boa parte da Região Norte. A partir do fim de semana, a chuva começa a enfraquecer.

 

A chuva se desloca para áreas mais ao sul de Mato Grosso e Goiás e no domingo (12/12), a chuva atinge o interior de Minas Gerais, região de cerrado e áreas cafeeiras. Na segunda-feira (13/12), há uma expectativa de chuva forte em áreas do Paraguai e Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e São Paulo. Essa chuva prevista será importante para minimizar o déficit hídrico nestas regiões.

 

O Rio Grande do Sul e Paraná também vão contar com essa previsão de chuva, mas de forma fraca e rápida, ou seja, a chuva não será suficiente para reverter o quadro de seca nos campos.

 

Do dia 15 a 21 de dezembro, a tendência é de chuvas na Região Sudeste que pode favorecer as áreas de café, cana e laranja localizadas ao leste do estado paulista e no sul de Minas. No Centro-Oeste e Norte, a expectativa é de chuvas fortes. 

 

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a indicação é de pouca chuva e diminuição cada vez maior da umidade do solo. 

 

Leia também: Chuva intensa nas áreas produtoras de cacau, café e mamão      

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!