Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP (Avaré e Itapetininga)
Na região sudoeste do estado de São Paulo, os produtores de soja estão animados. No campo, a soja apresenta um bom desenvolvimento. Nesta semana, Marisete Belloli, gerente agropecuária da Conab São Paulo, está em visita aos campos da região para realizar o levantamento de safra. Veja abaixo as fotos enviadas com exclusividade para o Agroclima.
Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP
“A soja está crescendo de forma favorável. Se continuar desta forma, a produtividade deve superar as expectativas. Muitas lavouras começam dar sinais de frutificação. A estimativa é que em meados de janeiro, a região de Avaré e Itapetininga, já apresentem sinais de entrada de safra”, analisa Belloli.
Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP
Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP
Foto: Marisete Belloli – soja na região sudoeste de SP
Tendência do clima
De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, nos próximos 7 dias, a chuva fica concentrada no centro-norte do país. Pelo menos até sexta-feira 10/12, volumes significativos de precipitação serão observados nas áreas cafeeiras da Bahia, áreas produtoras de grãos do sudoeste baiano, e boa parte do Matopiba, norte de Mato Grosso e boa parte da Região Norte. A partir do fim de semana, a chuva começa a enfraquecer.
A chuva se desloca para áreas mais ao sul de Mato Grosso e Goiás e no domingo (12/12), a chuva atinge o interior de Minas Gerais, região de cerrado e áreas cafeeiras. Na segunda-feira (13/12), há uma expectativa de chuva forte em áreas do Paraguai e Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e São Paulo. Essa chuva prevista será importante para minimizar o déficit hídrico nestas regiões.
O Rio Grande do Sul e Paraná também vão contar com essa previsão de chuva, mas de forma fraca e rápida, ou seja, a chuva não será suficiente para reverter o quadro de seca nos campos.
Do dia 15 a 21 de dezembro, a tendência é de chuvas na Região Sudeste que pode favorecer as áreas de café, cana e laranja localizadas ao leste do estado paulista e no sul de Minas. No Centro-Oeste e Norte, a expectativa é de chuvas fortes.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a indicação é de pouca chuva e diminuição cada vez maior da umidade do solo.
Leia também: Chuva intensa nas áreas produtoras de cacau, café e mamão
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!