Foto: Rozelia – Nova Laranjeiras – PR
No Sul do Brasil, as lavouras estão sentindo a falta de chuva. A colheita do milho iniciou no Rio Grande do Sul com perdas irreversíveis na Metade Norte do Estado. Também há comprometimento do desenvolvimento da cultura no oeste de Santa Catarina e no centro e oeste do Paraná. Nas áreas paranaenses, 23% estão em condições regulares ou ruins pela falta de chuva.
Muitos produtores reportaram para o Agroclima, que as perdas já começam a surgir no campo. “A chuva rodeia, rodeia, mas não cai e as lavouras tudo morrendo por falta de chuva” comenta a produtora Rozelia de Nova Laranjeiras, no Paraná.
Foto: Rosemari Montanher – Mandaguaçu – Paraná
Foto: Rozelia – Nova Laranjeira – Paraná
A produtora Katia Fenner, de São Joaquim, Santa Catarina diz que o ano está bem complicado para a cultura da batata. “O solo está rachando por causa da falta de chuva”, comenta Katia.
Foto: Katia Fenner – São Joaquim – SC
A produtora Katia explica que alguns cachos estão adiantando o ciclo e isso não é bom para a lavoura, pode comprometer o calibre e a produção.
Foto: Katia Fenner – São Joaquim – SC
Vídeo de Daiana Albino – Los Cedrales na fronteira com Foz do Iguaçu
A estiagem prossegue no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina neste final de semana de Natal, segundo o agrometeorologista Celso Oliveira.
Pancadas de chuva retornam à Região Sul na primeira semana de 2022
O retorno das pancadas de chuva para a Região Sul acontecem na primeira semana de janeiro. Pela primeira vez desde novembro, há previsão de chuva dentro da média na Região Sul. O acumulado varia entre 15mm e 30mm nos três Estados. A precipitação ainda será irregular e áreas do oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná ainda não reverterão a estiagem observada há pelo menos 60 dias. Além disso, a chuva chega tarde demais para a maior parte das lavouras.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, apenas 35% do total ainda está em germinação ou desenvolvimento vegetativo e ainda tem chance de uma boa produtividade com o aumento da chuva em janeiro.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!