A perspectiva para 2022 tem se desenhado otimista para a produção de algodão em Mato Grosso. O adiantamento da semeadura da soja possibilitou uma janela mais tranquila para o cultivo do algodão segunda safra e com a perspectiva de um maior percentual de área dentro da janela ideal de cultivo, os riscos quanto à produtividade esperada tendem a diminuir.
Diante desse cenário, espera-se que a área da safra 21/22 seja ampliada em 14,69% ante a safra 20/21, ficando projetada em 1,10 milhão de hectares. Ademais, com a projeção inicial de produtividade indicando uma alta, a produção no estado está aguardada em 1,96 milhão de toneladas de pluma.
Mesmo com a maior oferta no estado, o preço da pluma futura para o contrato dezembro (paridade de exportação) valorizou 57,17% no comparativo anual, fechando com média de R$ 162,35/@, devido à alta na cotação da pluma na bolsa de NY e do dólar, além do basis positivo.
Por fim, é importante monitorar alguns fatores que poderão impactar o mercado de algodão em 2022, como: avanço da nova variante (Ômicron), fator climático e a demanda da China, analisa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária.
Tendência do Clima
A tendência é que a chuva diminua no centro-norte do Brasil na segunda quinzena de janeiro e a precipitação volta a ganhar intensidade na Região Sul.
Por enquanto, entre os dias 23 e 29 de dezembro, a chuva ainda ocorre em muitas áreas do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e boa parte das Regiões Norte e Nordeste.
O tempo seco persiste no Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina. Várias localidades reportam perdas em soja, milho, batata.
Do dia 30 de dezembro a 05 de janeiro, embora a chuva intensa fique mais concentrada no Norte do país, oeste da Bahia, Maranhão, Tocantins, Piauí há uma atenção com a Região Sul. Mesmo a chuva caindo com acumulados inferiores a média, algumas localidades irão receber precipitação dentro da média do mês como o oeste gaúcho, leste de Santa Catarina e do Paraná.
“A chuva estará associada a áreas de instabilidade que vão trazer precipitações à partir do dia 02 de janeiro e os produtores irão observar uma frequência maior das pancadas de chuva durante as tardes, ainda de forma irregular e isolada”, comenta Celso Oliveira, agrometeorologista.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!