A chuva não dá trégua para a Bahia. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden – nos últimos 4 dias, os volumes de chuva são extremamente elevados. Veja abaixo:
Valença-BA: 215mm (495mm desde 28 de novembro ou sete vezes e meia a média de dezembro)
Ilhéus-BA: 210mm
Igrapiúna-BA: 200mm
Camamu-BA: 195mm
Barra do Rocha-BA: 195mm
Salvador-BA: 190mm
Itamaraju-BA já alcança 805mm de precipitação desde 24 de novembro (35 dias). Comparando com a média de dezembro (31 dias), a chuva está cinco vezes e meia maior que o normal para época do ano. As comparações foram feitas com dezembro, pois a maior parte da chuva aconteceu neste mês.
Nas últimas semanas, o sul da Bahia já registra perdas em lavouras de cacau, pastagens e café. Problemas foram registrados por causa da chuva forte na região produtora de hortaliças, cenoura e batatas na Chapada Diamantina.
Tendência do clima
Nesta segunda (27) e terça-feira (28), ainda há previsão de chuva na Bahia. A partir de quarta-feira (29), a chuva diminui e o tempo fica mais seco intercalando períodos de céu nublado.
A chuva mais intensa fica concentrada em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba (SP), Maranhão, Tocantins, Goiás.
Do dia 03 a 09 de janeiro, apesar da chuva ser observada no centro-norte do Brasil, o destaque é a Região Sul que volta a ter precipitações neste começinho de janeiro. Não é uma chuva que resolve o problema da seca, as traz alívio para áreas que foram semeadas de forma tardia.
Colheita
A colheita de soja no Mato Grosso começa na segunda semana de Janeiro e com a chuva concentrada no centro-norte do Brasil, os trabalhos podem atrasar no campo.
Milho
Pelos próximos 16 dias, a chuva mais intensa permanecerá sobre as Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Na região de Alta Floresta-MT, estimam-se mais de 250mm. Já o maior desvio é previsto para a divisa entre Minas Gerais e Bahia. O acumulado alcança pelo menos 200mm, mas o normal seriam 100mm para o período.
Na Região Sul e nos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, a precipitação ficará abaixo da média histórica no período. Porém a partir do dia 31 de dezembro em São Paulo e a partir do dia 02 de janeiro no Sul e em Mato Grosso do Sul, há previsão de pancadas de chuva em todas as tardes até pelo menos o dia 06 de janeiro.
O retorno da chuva resultará em acumulado de pelo menos 20mm na Metade Norte do Rio Grande do Sul, 25mm no oeste do Paraná, 30mm no oeste de Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul e 40mm no oeste de São Paulo.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!