Conab aponta produção de milho 32,7% superior ao ciclo anterior

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com a sétima estimativa da safra de grãos 2021/22, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (7), a produção estimada de milho é de 115,6 milhões de toneladas, 32,7% superior ao ciclo anterior.

 

A colheita da 1ª safra do cereal está adiantada, na 2ª predomina a fase de desenvolvimento e a 3ª safra inicia o plantio a partir da segunda semana de abril. Para a safra 2021/22, a Conab destaca que, apesar do aumento no volume total, é importante registrar a forte queda de 20,4% na produtividade da região Sul durante a primeira safra, fato que causou uma redução de até 15,6% da produção naquela região.

 

Milho_DeboraCristina_Roncador-PR_2

Foto: Débora Cristina – Roncador – Paraná 

 

“Isso é explicado por um severo déficit hídrico causado pela ausência de chuvas no Sul do país ao fim de 2021 e início de 2022”, esclarece a superintendente de Informações da Agropecuária, Candice Santos.

 

“Por outro lado, cabe apontar que a Conab projeta um aumento de 36,3% da produtividade do milho ao longo da segunda safra, dado que permitirá uma produção de 88,5 milhões de toneladas do cereal no segundo ciclo”.

 

Algodão

 

Em outras culturas, como o algodão, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento, aliadas ao ganho de área, o que deve resultar numa produção de 2,83 milhões de toneladas da pluma, 19,9% superior à safra passada.

 

Feijão

 

Para o feijão é previsto um total de 3,1 milhões de toneladas, 7,6% superior à safra anterior. A primeira safra da leguminosa está com a colheita encerrada, a segunda está em andamento e a terceira safra com o plantio ocorrendo a partir de meados de abril.

 

Arroz

 

Já no caso do arroz, a produção estimada é de 10,5 milhões de toneladas, 10,5% inferior ao volume da safra passada, sendo 9,7 milhões de toneladas de cultivo irrigado e 0,8 milhão de toneladas com o plantio de sequeiro.

 

Culturas de inverno

 

Nas culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale), a semeadura ainda é incipiente e deve chegar em uma produção de 7,9 milhões de toneladas para o trigo.

 

Tendência do Clima
 

Nos próximos dias, a chuva continua sobre a Região Sul, com acumulados de 150 mm entre o dia 06 e 12 de Abril. Na tarde do sábado (09) não se descarta ocorrência de granizo no noroeste do Paraná, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

 

Entre o Espírito Santo e Minas Gerais, há expectativa de um aumento da umidade do solo, nos próximos 7 dias, em virtude da chuva prevista neste final de semana (08,09,10 de Abril).   

 

Entre os dias 15 e 18 de Abril, a chuva diminui bastante no Sul, em parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e volta a cair sobre Goiás, Minas Gerais e Matopiba. A quantidade de chuva ainda é baixa. Entre 19 e 20 de abril, a chuva retorna a Região Sul.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!