Alerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Há chance de um novo episódio de geada está agitando o mercado de café no Brasil. Como se não bastasse o longo período de estiagem e as geadas ocorridas em 2021 que impactaram a safra atual, agora as simulações de previsão do tempo estão aumentando a chance para um novo episódio em áreas extensas de café.  

 

Tendência do clima para o café nos próximos dias 

 

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, além da chuva, há previsão de frio. Apesar de um centro de alta pressão fraco com pouco mais de 1020 milibares, a corrente de jato em uma direção favorável ao declínio da temperatura e a presença de um ciclone extratropical em alto mar empurram a onda de frio sobre o centro e sul do Brasil.

 

A temperatura prevista diminuiu na simulação mais recente GFS-NOAA. Estimam-se temperaturas mínimas de 2°C em Três Pontas (MG), 3°C em Campos Gerais (MG), 4°C em Machado (MG) e 4°C em Patrocínio (MG) na quinta-feira( 19/05).

 

br frio 1705.

Foto: pêntada da temperatura mínima – áreas em roxo na legenda mostram temperaturas muito baixas

 

No Estado de São Paulo, estimam-se 2°C em Pedregulho e Franca, 3°C em Garça e 4°C em Caconde na quarta-feira (18/05). No Paraná, a temperatura alcança 4°C em Carlópolis, 2°C em Pinhalão e 0°C em Ibaiti no dia 18/05.

 

Com temperaturas previstas mais baixas, a chance de geadas aumenta em áreas produtoras do Paraná, além de baixadas, áreas de borda, em pés de café mais novos e áreas cuja a face esteja voltada para o quadrante sul na Mogiana, sul de Minas Gerais e Cerrado de Minas Gerais.

 

riscogeada1705

 

riscogeada1805

 

riscogead1905

 

risco de geda2005

 

Mercado

 

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baixou em 2,1% a estimativa para a produção total de café no País, na comparação com a projeção de março. Agora, o IBGE estima que a produção deverá ficar em 3,3 milhões de toneladas em 2022, ou 54,9 milhões de sacas de 60 kg, alta de 12,0% em relação a 2021.

 

A Conab pretende soltar o 2º levantamento do café na próxima semana. O primeiro levantamento da safra do produto divulgado no dia 18/01, mostrou uma produção esperada de 55,7 milhões de sacas de 60 quilos.

 

campo_café_istock

Foto: arquivo istock

 

O analista de mercado e Diretor da Pharos Consultoria Mercado de Café, Haroldo Bonfá disse que na região da Mogiana e no sul de Minas, o café está vindo de uma fase de pouca chuva e temperaturas elevadas o que proporcionou um amadurecimento precoce e consequentemente uma antecipação dos cafeicultores para colher esse grão. 

 

“Muitos produtores de café arábica estão no campo realizando a colheita. Se a temperatura baixa se confirmar na próxima semana a ponto de acontecer geada, esse café que está sendo colhido não irá ser impactado de forma perigosa. Para os cafezais que ainda não iniciaram a colheita onde as árvores estão bem cheias, com frutos verdes”, analisa Bonfá.

 

 

Foto Enrique Teles Lopes – Ibiraci – MG

 

Como monitorar uma safra e sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!