Clima de Agosto favorece colheita de legumes

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Agosto é um excelente mês para consumir batata, acelga, agrião, alface, escarola, espinafre, repolho, abobrinha, berinjela e brócolis. Além de deliciosos e altamente nutritivos, esses alimentos estão em plena época de colheita, o que facilita a compra e reduz o preço dos produtos.

 

Dados da Ceagesp-SP, mostram que no período entre 01 e 06 de Agosto, os legumes  com tendência favorável para compra são: abobrinha italiana, batata-doce rosada, beterraba, berinjela, cenoura, gengibre, mandioca, tomate Sweet Grape, tomate pizzad’oro/Carmem, acelga, alface americana, alface crespa, alho-poró, alface lisa, brócolos ninja, cebolinha, coentro, couve manteiga, escarola, nabo, salsa, repolho roxo, repolho verde, batata lavada especial e batata boneca. Confira aqui as cotações.

 

A altura ideal para colher legumes é em dias de sol. As ervas aromáticas, por outro lado, perdem o seu aroma quando colhidas no calor da hora do almoço. Assim, é preferível colher de manhã. 

 

Tendência do clima

 

Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul entre 03 e 04/08 e provoca chuva, principalmente no estado gaúcho e não alcança Santa Catarina e Paraná. Na sexta-feira (05/08), a frente fria se afasta e a massa de ar polar que acompanha este sistema traz um pouco de frio, mas sem risco para geadas.

 

O risco para geada aumenta entre quarta (10/08) e quinta (11/08), entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com temperaturas entre 3ºC e 4ºC, na madrugada.  

 

No decorrer do fim de semana, a formação de novas áreas de instabilidades vão favorecer dar origem a uma nova frente fria que provoca chuva mais expressiva entre o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. No fim de semana, a chuva pode acumular 70 milímetros entre o Paraná e o extremo sul de Mato Grosso do Sul. 

 

No começo da próxima semana, a frente fria consegue avançar até a costa do Sudeste e organiza um corredor de umidade desde a o litoral de São Paulo até o Norte do Brasil. Com isso, são esperadas pancadas de chuva no sul de Minas, boa parte de Mato Grosso do Sul, sudoeste e oeste de Mato Grosso (fraca e isolada). Entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas, os volumes de chuva devem acumular entre 15 e 30 milímetros.

 

A chuva será benéfica para o trigo do Paraná que está na fase de enchimento de grãos.

 

No Nordeste, a chuva forte dá uma trégua na próxima semana. Confira aqui a tendência do clima para o mês de Agosto para todo o Brasil.   

 

Foto: Getty Images

 

Valor nutricional dos legumes

 

Segundo Sizele Rodrigues dos Santos, nutricionista do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras, cálcio, fosforo e ferro e são ótimas opções para serem incluídos no cardápio.

 

“Neste período mais frio, é importante buscar formas de consumir folhosas como alface, agrião e repolho. A outra dica é consumir legumes como batata e abobrinha em caldos e sopas”, aconselha Sizele.

 

Confira os aspectos nutricionais de cada um desses alimentos:

 

Batata

 

A batata é rica em carboidratos, por isso, é uma boa fonte de energia. Em sua composição, apresenta vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como por exemplo, as vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção do sistema nervoso central e o potássio, mineral que auxilia o controle da pressão arterial.

 

Acelga

 

A acelga contém grandes quantidades de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal. É rica em vitaminas A, C, B3 e K, além de ser fonte de cálcio, fósforo e ferro.  Suas folhas possuem ação desinflamatória e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.

 

Agrião

 

O agrião é um vegetal quase sem calorias, com sabor levemente picante, rico em antioxidantes, bioflavonoides e vitaminas A e C, além de fibras. Para melhor aproveitamento de seus nutrientes, a melhor forma de consumo é cru, em saladas ou sucos, mas pode tamb ém ser utilizado em sopas e caldos.

 

Alface

 

É um alimento nutritivo e com baixo valor calórico. Cada 100g (aproximadamente, 12 folhas) contém em média 15Kcal. A presença de vitaminas A, C e K, antioxidantes, magnésio e potássio favorece o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina A também, em conjunto com a luteína e zeaxantina, pode trazer benefícios para a saúde dos olhos, já que são substâncias carotenoides que atuam na redução de doenças oftalmológicas como a catarata, por exemplo. O consumo regular da alface tem propriedades calmantes e pode ajudar a diminuir a ansiedade. Isso acontece porque suas folhas possuem uma substância conhecida como lactucina que relaxa o organismo e pode ajudar até mesmo a combater a insônia, fazendo com que este alimento se ja considerado um calmante natural.

 

Escarola

 

A escarola é uma ótima fonte das vitaminas C, E, A e do complexo B, além de conter minerais como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, nutrientes que juntos auxiliam no bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestório, respiratório e urinário. Seu consumo regular também ajuda manter a saúde dos ossos e a prevenir doenças cardiovasculares. Seu sabor amargo vem da presença da substância inulina, uma fibra capaz de estimular o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

 

Espinafre

 

O espinafre é rico em ferro e contém quantidades significativas de zinco, fibras, vitaminas A, C, E e K, tiamina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês. O consumo desta verdura está associado ao fortalecimento do sistema imunológico, ao bom funcionamento intestinal e à prevenção da anemia.

 

Repolho              

                               

O repolho é fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico. É rico em vitamina E, com importante papel na saúde da pele e dos tecidos. Contém vitamina A, responsável por com bater infecções e pela prevenção de problemas nos olhos, além disso, possui grandes quantidades de fibras que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo e auxiliam na saciedade.

 

Abobrinha

 

A abobrinha é rica em vitaminas C, A e do complexo B. Esse legume tem importante ação anti-inflamatória e possui propriedades que ajudam a controlar a pressão arterial, a prevenir doenças cardiovasculares e ainda a combater alguns tipos de câncer, além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

 

Berinjela

 

A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas, e também em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

 

Brócolis

 

É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.