Estimativa da Conab aponta recorde para milho 2ª safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores de milho deverão colher na segunda safra do cereal 87,4 milhões de toneladas na temporada 2021/22, como aponta o 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Com o bom desempenho das lavouras, a estimativa da Companhia para a produção total de grãos para esta temporada está em 271,4 milhões de toneladas, acréscimo de 6,2% ao colhido em 2020/21, ou seja, 15,9 milhões de toneladas.

 

Colheita

 

A colheita do milho segunda safra segue avançando e ultrapassa 79% da área plantada. Se confirmado, o volume estimado para a segunda safra de milho este valor representa a maior produção registrada na série histórica.

 

O número já considera a redução de produtividade, quando comparado com o levantamento anterior, devido ao impacto da falta de chuva e ataques de pragas em importantes regiões produtoras, como o Paraná. Em relação ao ciclo anterior, o aumento na produção chega a 44%.

 

No Paraná, as colheitas avançaram para cerca de 57% da área total, com maior predominância da colheita na metade Sul. Se observa que 8% das lavouras estão em condições ruins devido à influência do clima e ao ataque da cigarrinha.

 

Foto: Simone Vargas – Campina do Simão – Paraná

 

Centro-Oeste – milho 

 

Em Mato Grosso, a colheita do milho está praticamente concluída, e com bom rendimento médio. Em Mato Grosso do Sul, a colheita avança com aumento do ritmo também nas regiões mais tardias. As chuvas provocaram paralisações temporárias, mas sem prejuízos significativos na qualidade dos grãos.

 

Em Goiás, foi observado queda na produtividade e qualidade nas áreas mais tardias no Sudeste e Leste do estado.

 

Após a passagem de uma frente fria pelo centro sul do país, que trouxe a chuva de moderada intensidade para áreas produtoras entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo e de forma um pouco mais isolada para demais áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste, neste sábado (13/08) o tempo fica firme no Sul do Brasil com temperaturas mais baixas durante a madrugada. 

 

Tendência do clima 

 

A tendência é que o frio perca força os próximos dias. A temperatura entra em elevação. Porém, na próxima segunda-feira (15/08), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul com a chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. 

 

No meio da semana (17/08), a chuva alcança áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provoca chuva em torno de 30 a 40 milímetros em alguns pontos das áreas mais ao sul do estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. 

 

Atenção! A nova frente fria está associada a um ciclone extratropical e os modelos de previsão indicam hoje (12/08) o ciclone mais perto da costa do Sul do Brasil, na altura do Rio Grande do Sul. O alerta é para muita ventania, mar agitado e grandes acumulados de chuva. A faixa leste de Santa Catarina devem receber pancadas de chuva.

 

Os produtores devem ter um pouco de dificuldade com os trabalhos de colheita do milho, por causa dos grãos ainda úmidos. 

 

Temperatura

 

Para o final da semana (18/08 e 21/08), a temperatura cai no no Sul do Brasil com formação de geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Fique atento as informações de destaque no site da Climatempo.  

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!