De acordo com informações da agência Associated Press, o Ministério da Agricultura da China afirmou que tentará proteger sua colheita de grãos da severa estiagem que assola o país usando produtos químicos para criar chuva. O país enfrenta o verão mais quente e seco desde que o governo começou a registrar chuvas e temperaturas, há 61 anos. O clima murchou as colheitas e deixou os reservatórios com metade do nível normal de água.
O ministro da Agricultura, Tang Renjian, afirmou que as autoridades tomarão medidas de emergência para garantir a colheita de grãos no outono, que representa 75% do total anual da China. Segundo ele, o plano é aumentar a chuva produzindo nuvens com produtos químicos e pulverizando as plantações com um agente de retenção de água, para limitar a evaporação.
Foto: Getty images
A seca é mais um desafio. Uma colheita de grãos menor para a China, aumentaria a demanda por importações. Fábricas na província de Sichuan, no Sudoeste da China, foram fechadas, na semana passada, para economizar energia para as residências, pois a demanda por ar condicionado aumentou muito com as temperaturas de até 45 graus Celsius. Neste último domingo (21/08), as empresas aguardavam notícias sobre a prorrogação da paralisação.
Enquanto isso, no noroeste do país, áreas da China sofreram inundações repentinas que mataram pelo menos 26 pessoas e deixaram cinco desaparecidas. Deslizamentos de lama e rios também atingiram seis aldeias nas proximidades da Grande Muralha e forçaram cerca de 1,5 mil pessoas a deixarem suas casas.
Brasil
Aqui no Brasil, após a passagem de uma frente fria sobre as áreas produtoras do centro-sul do país, uma massa de ar seco e frio predomina garantindo tempo aberto e temperaturas baixas ao amanhecer.
Ao longo da semana o tempo seco vai predominar sobre as áreas produtoras e as temperaturas vão se elevar rapidamente, garantindo bons condições para a secagem dos grãos e a colheita do milho segunda safra.
Semana começa com bastante umidade na costa leste do Brasil
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!