De acordo com o último boletim conjuntural da Emater-RS/Ascar até o dia 22/09, os produtores do Rio Grande do Sul já haviam semeado 47% dos 831.786 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23. Este patamar é superior aos 44% registrados no mesmo período da temporada passada e igual aos 47% da média das últimas cinco safras.
Ainda de acordo com a Emater-RS/Ascar todas as áreas já semeadas ainda se encontram nas fases de germinação ou descanso vegetativo.
No oeste gaúcho, o clima mais seco reduziu o teor de umidade nos solos tornando os trabalhos mais lentos. Nas lavouras onde se observa baixa umidade do solo, o manejo de plantas daninhas e a adubação em cobertura foram adiados.
De acordo com a Emater/RS/Ascar apontam para o quarto ano consecutivo com incremento de área cultivada com milho no estado, crescendo 6% com relação ao ciclo anterior. Para a produção, a projeção é colher 6,1 milhões de toneladas, número 104% maior do que a temporada 21/22.
Foto: Getty Images
Tendência do clima
No fim de semana, a chuva diminui, mas na segunda-feira (26/09), volta as condições para temporais no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e triângulo mineiro. Nestas áreas, a chuva pode atrapalhar os trabalhos de semeadura, mas beneficia o café.
Na região da Mogiana paulista são esperadas pancadas de chuva que se espalha pela terça-feira (27/09) no sul de Minas e zona da mata mineira.
A chuva beneficia a umidade do solo nas áreas produtoras do Centro-Oeste e Sudeste, de uma forma geral.
Entre segunda (26/09) e quinta-feira (29/09), há previsão de chuva volumosa sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 50 e 100 milímetros em alguns pontos. A região de Ponta Porã, Dourados podem sofrer com uma paralisação dos trabalhos por causa das tempestades e a chuva intensa.
“O motivo está associado a áreas de instabilidades em altos níveis da atmosfera que vão favorecer a formação de muitas nuvens e provocar os grandes volumes de chuva”, explica a meteorologista Carine Gama.
Ainda de acordo com a meteorologista, após essa chuva nos primeiros 10 dias de Outubro, ainda há previsão de chuva, mas de forma regular. Essa condição sobre o centro-sul de Mato Grosso Sul irá favorecer o plantio da nova safra.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!