Produção paulista de milho deve chegar a 4,8mi/ton em 2022

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produção paulista de milho deve chegar a 4,8 milhões de toneladas em 2022, número 30,1% superior a produção do ano anterior. A expectativa é que a produtividade média das lavouras paulistas atinja 5,9 mil kg por hectare, índice 21,4% maior do que a produtividade observada em 2021. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

Segundo o pesquisador do IEA, Maximiliano Miura, a melhora da produção paulista de milho se deve ao desempenho da segunda safra, já que a semeadura realizada até a primeira quinzena em janeiro e as chuvas moderadas na época do desenvolvimento da gramínea impactaram positivamente a cultura, permitindo alavancagem do suprimento para o sistema agroindustrial do milho.

 

“No levantamento da previsão e estimativas de safras agrícolas do estado de São Paulo, em abril, a produção paulista do milho segunda safra (estimada em 2,6 milhões de toneladas) já registrava aumento de 64,0% em relação ao ano anterior”, afirma.

 

Com o resultado do desempenho de ambas as safras, acrescido do estoque de milho ainda existente (530.900 toneladas), estima-se que a quantidade de milho disponível para abastecer o mercado doméstico esteja na ordem de 5,3 milhões de toneladas, o que representa aumento de 24,9% em relação ao ano passado.

 

“Com essa maior disponibilidade interna, estima-se que São Paulo fique menos dependente das aquis ições provenientes de outros estados e que, portanto, as importações interestaduais recuem 21,2%”, afirma o pesquisador do IEA.

 

 

Foto: Getty Images

 

De acordo com Miura, uma vez que os estoques iniciais estão mais baixos em 2022 do que no ano passado, é possível notar a redução das importações paulistas decorre principalmente pelo bom desempenho da segunda safra e pela estabilidade da demanda por milho, que se situa em 8,42 milhões de toneladas. A expectativa é de que a demanda paulista por milho, em 2022, mantenha-se praticamente estável, com relação ao ano anterior. 

 

Mesmo com a expectativa de aumento de produção, a quantidade produzida ainda é insuficiente para alimentar o rebanho suíno e de avicultura que, juntos, consomem 9 milhões de toneladas de grãos.

 

Sistema Integrado de Produção

 

Para vencer o desafio de ser autossuficiente na produção de milho, a SAA tem investido em modelos de Sistema Integrado de Produção (ILP) que permite que lavouras de grãos e a de pastagem para a pecuária possam ocupar o mesmo espaço geográfico e serem bons parceiros para o solo.

 

Atualmente, o Estado possui 1,3 milhões de hectares de pastagem com algum nível de produção de Sistemas Integrados e o Estado pretende, por meio de investimentos e parcerias, ampliar para 2,3 milhões de até 2030.

 

A SAA tem papel fundamental também em outro projeto de expansão da produção de milho, o Milho SP, que visa ampliar a produção do grão no estado de São Paulo para 11 milhões de toneladas até 2030 por meio do fomento à adoção de tecnologias em pequenas propriedades para o aumento da produção do milho por grandes empresas do agronegócio instaladas no Estado. A iniciativa pretende impactar 100 mil agricultores, em 1 milhão de hectares.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!