A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de outubro na região Centro-Sul atingiu 27,69 milhões de toneladas, registrando crescimento de 40,46% em relação à quantidade registrada em igual período do ano passado, quando foram processadas 19,71 milhões de toneladas, conforme Relatório da União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA).
Por causa das condições climáticas adversas que prejudicaram severamente o desenvolvimento da planta houve um incremento na quantidade de matéria-prima processada nesta quinzena se comparado ao mesmo período do último ciclo.
A operacionalização da colheita foi prejudicada na primeira metade de outubro devido a um regime de chuvas consistente nas regiões produtoras de cana-de-açúcar, com maiores índices pluviométricos registrados no Paraná, Mato Grosso do Sul e região abaixo do rio Tietê em São Paulo.
Foto: arquivo istock
Já o avanço da moagem nesta quinzena, mostrou uma safra defasada em aproximadamente 30 milhões de toneladas que serão recuperadas a depender do aproveitamento da moagem, que está sujeita às condições climáticas das próximas quinzenas.
Vale destacar que apesar do efeito adverso na moagem, a alta na pluviosidade tem favorecido o desenvolvimento da planta para a próxima safra.
Confira o boletim Agro do clima:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!