A madrugada desta sexta-feira foi muito gelada na serra catarinense. Pelo quarto dia consecutivo fez muito frio e os termômetros amanheceram com temperatura abaixo de zero grau com ocorrência de geada. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no Vale do caminho da Neve, localizado a 3km do centro de São Joaquim registrou -0.7°C.
O frio trouxe muitas consequências aos agricultores que terão parte de sua safra comprometida devido às queimaduras a frio provocadas pela geada. Nos pomares de maçã, os produtores da região da Invernadinha, a 11km do centro da cidade, chegaram a fazer inúmeras fogueiras durante a madrugada na tentativa de salvar a produção.
Foto: Mycchel Legnaghi – São Joaquim -SC
Tendência do clima
De agora em diante, as frentes frias que avançarem devem passar muito rapidamente pelo Sul e ficam estacionadas entre o Sudeste e o Nordeste. A tendência é que a chuva no Sul fique entre a média e levemente abaixo da média, no Paraná. Já, no Rio Grande do Sul, a estimativa é que o volume de chuva não alcance a média climatológica de novembro, ainda pelo efeito do fenômeno La Niña. Isso não quer dizer que o mês será totalmente seco, na Região. A partir da segunda semana de novembro, o tempo volta a fica instável com a chegada de uma nova frente fria, mas as chuvas serão irregulares e alternadas por períodos de tempo firme. Nestas janelas as temperaturas sobem e no final do mês podem ficar levemente acima do normal.
Neste final de semana, o risco de geada diminui sobre as áreas agrícolas. A tendência é que fique concentrada nos topos mais altos da serra gaúcha e catarinense. As madrugadas, principalmente nestas localidades serão frias. A tendência é que a temperatura suba gradativamente e as tardes fiquem mais quentinhas, principalmente no interior da Região Sul.
Leia também: Temporais no Nordeste
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!