De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), 90,7% da soja foi semeada no Brasil. Em Mato Grosso, a semeadura foi finalizada. Apesar do desenvolvimento adequado das lavouras, as precipitações são irregulares.
No Rio Grande do Sul, o tempo instável proporcionou condições de umidade do solo favoráveis a semeadura. O estande de plantas está adequado e a radiação mais elevada promoveu um bom desenvolvimento das plantas.
No Paraná, 96% da área foi semeada e 93% das lavouras encontram-se em boas condições.
Foto Rosemari Montanher – Atalaia – Paraná
Em Goiás e Minas Gerais, a irregularidade das precipitações atrasa a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Na Bahia, a maioria das lavouras estão em boas condições.
No Tocantins, o plantio está sendo concluído e as precipitações favoreceram o desenvolvimento das lavouras. No Maranhão, a semeadura está quase finalizada no sul do estado.
Veja a tendência do clima abaixo:
Leia também: Chuva pode impactar áreas produtoras de café no ES
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!