A chuva se intensifica entre o interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde nesta segunda metade da semana teremos a atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que deve trazer volumes bastante expressivos de água, e risco para transtornos sobre áreas produtoras do interior dessas duas regiões. No entanto, a precipitação deve reduzir de forma significativa entre o interior do Nordeste, Espírito Santo e norte de Minas Gerais.
Nestas áreas o tempo seco volta a beneficiar os tratos culturas nas lavouras de soja e café. Além disso, outra região que deve ter os últimos dias do ano marcados por tempo seco e muito calor é o Sul do Brasil.
Foto/Reprodução Getty Images
Esta segunda metade da semana terá tempo aberto e temperaturas que devem atingir 40°C no Rio Grande do Sul. Especialmente no sábado (31/12) são esperadas as temperaturas mais elevadas no interior Gaúcho. O estado já está sob influência de uma estiagem que vem impactando o desenvolvimento das lavouras de milho e esses últimos dias do ano de muito calor devem provocar ainda mais estresse para as lavouras que estão perdendo produtividade devido ao calor extremo e a falta de umidade desde a primavera.
Assista ao vídeo:
A chuvas até retornam para o Sul do Brasil a partir do próximo domingo (01/01), mas as áreas de instabilidade e uma frente fria devem passar de forma muito rápida pelo Rio Grande do Sul. Alguns episódios de chuva devem trazer um alívio para o calorão e para o tempo bastante seco, mas a chuva não será duradoura e a maior parte da próxima semana deve ser marcada novamente por tempo seco sobre o interior da região Sul.
Leia também: Granizo danifica lavouras de soja e milho em Santa Catarina
Venha fazer parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe os conteúdos exclusivos, receba em primeira mão notícias do setor agro, ou envie suas dúvidas e sugestões através do Instagram do Agroclima