Clima favorece a colheita e o trabalho das abelhas

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os apicultores gaúchos observam leve melhora na atividade das abelhas devido ao aumento da disponibilidade de floradas após as chuvas registradas. O mercado do mel está aquecido. Em Caxias do Sul, houve aumento no fluxo de néctar, porém ainda de forma distinta, conforme a região. Há lugares onde ainda é necessário fornecer alimentação artificial, sob pena de perder enxames. Em Ijuí, houve registro de aumento da formação de novos enxames, o que tem pressionado os produtores a disponibilizar mais espaço nas colmeias. 

 

Em Lajeado, os apicultores realizaram revisões nas colmeias, seguiram as colheitas, fizeram trocas de rainhas e realizaram a colocação de iscas para a captura de enxames. Em alguns locais, praticamente não há disponibilidade de mel para a comercialização, e, em outros, há bons estoques aguardando melhores preços.

 

Em Passo Fundo, as colheitas estão com rendimentos abaixo do esperado em função da baixa disponibilidade de floradas. Ainda são observadas enxameações e capturas
para a formação de novas colmeias.

 

Nas de Pelotas, Porto Alegre e Soledade, muitos municípios estão com a colheita em
andamento. As condições do tempo vêm favorecendo a colheita e o trabalho das abelhas, porém, em diversos municípios, a produtividade está abaixo da esperada.

 

mel_valendo

Foto: arquivo istock

 

Tendência do Clima

 

Neste sábado (28/01), no Rio Grande do Sul, a chuva cai leve e isolada na região de Tramandaí, nas demais áreas do estado, bem como em Porto Alegre as pancadas devem ocorrer, especialmente a partir da tarde, exceto na região de Rio Grande que pode ocorrer a qualquer hora do dia e na região de Bagé e Uruguaiana, que as pancadas são esperadas pela manhã e à tarde.

No domingo (29/01), o risco para temporais aumenta no centro-norte do RS, por conta de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul. Há condições para pancadas de chuva em todas as áreas do estado, bem como em Porto Alegre. Chove em vários momentos do dia na região de Rio Grande. Em Bagé a chuva deve ser isolada e passageira.

 

Na segunda-feira (30/01), a baixa pressão agora na costa gaúcha, mantém as instabilidades na maior parte do estado, com previsão para pancadas de chuva na maior parte do RS. Há risco para chuva com até forte intensidade no norte do estado, na região de Passo Fundo, por exemplo. Em Porto Alegre, a chuva deve ser isolada e passageira. 

 

Veja também:  Onde o clima fará diferença na hora da colheita?

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.  

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima