Arroz catarinense registra boa produtividade

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Segundo Boletim Agropecuário divulgado pela Epagri/Cepa (SC), o estado deve produzir pouco mais de 1,2 milhão de toneladas de arroz na safra 2022/23, com uma produtividade de mais de 8,4 mil quilos por hectare.

 

O Sindicato das Indústrias do Arroz do Estado (SindArroz-SC) projeta que o ano de 2023 deva trazer bons negócios no segmento, tanto para os produtores, quando para as empresas responsáveis pelo processo de beneficiamento. A boa produtividade registrada, aliada aos produtos de alta qualidade, faz com que o arroz cultivado em solo catarinense seja um dos melhores do país.

 

“Esses números nos fazem acreditar que teremos uma colheita muito boa, com um arroz de extrema qualidade e preços que se mantêm equilibrados. Para o produtor, a perspectiva é de uma grande safra, com bons resultados, e as indústrias também ficarão satisfeitas, pela qualidade do que foi cultivado. Todo esse trabalho, para que o consumidor tenha na sua mesa um excelente produto”, destaca o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli.

 

Os bons resultados contribuem, ainda, para o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz em Santa Catarina, que é o segundo maior estado produtor do cereal no Brasil e líder em produtividade.

 

“Precisamos trabalhar para manter o setor sempre em alta e começamos este novo ano com grande esperança, uma vez que tivemos bons retornos do Governo do Estado no que diz respeito à vontade do poder público em ter, nas terras catarinenses, uma agricultura cada vez mais forte e pujante”, reforça Rampinelli.

 

Foto: Getty Images 

 

Abertura da colheita de arroz

 

Durante a 5º Abertura da Colheita do Arroz em Santa Catarina realizada no último dia 09 de fevereiro, na cidade de Tubarão, o presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, avaliou positivamente o cenário da safra que será colhida.

 

“Como o preço está bom, a safra é pequena e o estoque de passagem, baixo, temos a expectativa que seja um ano positivo para o produtor, com preços bons. Podemos dizer que a safra deste ano está praticamente estável em Santa Catarina, o que faz com que os próprios produtores e o parque industrial tenham a segurança de possuir uma boa matéria prima para trabalhar durante o ano”, ressalta.

 

Tendência do Clima

 

A sexta-feira (10/02), será marcada por temporais por boa parte das regiões de Santa Catarina, sendo mais fortes no centro leste e sudeste do estado. As precipitações são mais isoladas, mas ainda fortes nas demais áreas. Os acumulados de chuva mais elevados devem ser registrados no leste catarinense. 

 

No fim de semana (11 e 12/02), não há condições de chuva em boa parte do estado catarinense. Pancadas de chuva isoladas devem acontecer em áreas do leste próximas ao litoral e região serrana. 

 

Depois do La Niña, um El Niño. Será possível?

 

Radar Meteorológico: Chuva

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.