Colheita do arroz segue lenta no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, a cultura do arroz segue em início de colheita, que avança de forma lenta, alcançando 4% da área cultivada.  A colheita ainda está em fase
inicial nas lavouras da Fronteira Oeste, atingindo 3% da área cultivada em Uruguaiana, e 2% em Barra do Quaraí. A ocorrência de chuvas no dia 14 e 16 de fevereiro interrompeu os trabalhos, mas, em contrapartida, beneficiou muitas áreas de produção que ainda dependem de água por mais algumas semanas para completar o ciclo.

 

As temperaturas abaixo dos 10°C em vários municípios da Fronteira Oeste e da Campanha poderão afetar negativamente o potencial produtivo das lavouras estabelecidas a partir do final de novembro. De maneira geral, a disponibilidade de água está limitada. A elevação da lâmina de irrigação como forma de proteger do frio através do efeito termorregulador não está sendo adotada por um número significativo de produtores. 

 

Captura de tela 2023-02-24 104438

 

Tendência do clima

 

No sábado (25/02), há condições de chuva entre a tarde e a noite, inclusive na Grande Porto Alegre. Na faixa sul do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva podem ser fortes pontualmente e ocorrer em vários períodos do dia, com intervalos de aberturas de sol. 

 

No domingo (26/02), a passagem de uma frente fria pela costa gaúcha, provoca o risco para temporais no norte gaúcho e na capital do estado. Por outro lado, a chuva deve ser passageira no litoral sul, em Rio Grande, por exemplo. Já na região de Uruguaiana, sol e pouca nebulosidade ao longo do dia.

 

Na segunda-feira (27/02), o sol aparece com poucas nuvens. No entanto, na região de Uruguaiana, há previsão para pancadas de chuva a partir da tarde. Entre Tramandaí e a serra gaúcha, incluindo a capital, ainda pode ocorrer uma chuva rápida e pontual.

 

Arroz irrigado

 

Em Pelotas, o cultivo do arroz irrigado está em pleno andamento. Em fase de floração estão 47% das lavouras; 31% estão em desenvolvimento vegetativo; 21%, em granação ou enchimento de grãos; e 1%, maduro e pronto para colher. De modo geral, o desenvolvimento e a sanidade das lavouras de arroz irrigado são considerados bons, e não há problemas significativos com pragas e doenças. Contudo, 70% das lavouras irrigadas com água da Lagoa dos Patos e seus afluentes, no município de Pelotas, estão sendo prejudicadas pelo índice de salinidade superior ao tolerado pela cultura. 

 

Em Porto Alegre, as lavouras estão com um bom desenvolvimento. 33% estão na fase de desenvolvimento vegetativo; 42% em floração; 17%, em granação e 8% dos grãos já estão maduros. No litoral norte, a floração já passa de 75%. Uma parcela grande dessa área deverá entrar em maturação nesta semana. Não há relatos significativos de ocorrência de doenças ou pragas. A expectativa de produtividade está acima de 9.000 kg/ha. 

 

Foto: Getty Images

 

Em Santa Rosa, as áreas de arroz implantadas mais precocemente finalizam a maturação, e os produtores planejam o início da colheita para a próxima semana. As últimas chuvas foram mais volumosas nas lavouras de arroz, trazendo algum fôlego no fornecimento de água para a irrigação das áreas implantadas mais tardiamente.

 

Em Soledade, as lavouras são favorecidas por boa radiação solar e temperatura. Porém, as condições climáticas anteriores, de temperaturas muito altas e de baixa umidade relativa do ar, podem causar esterilidade de flores e inviabilizar a formação de
grãos e, consequentemente, refletir na produtividade das lavouras. A ocorrência de chuva dos últimos dias complementa a irrigação de muitas lavouras, restabelece parte da água de alguns reservatórios e traz certa melhora para os níveis de alguns cursos hídricos. No momento, os produtores estão monitorando as pragas e as doenças e manejando as lâminas d’água de irrigação.

 

Radar Meteorológico: Chuva

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.