MATOPIBA: análise de safra e previsões

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Matopiba é uma importante fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo a Embrapa, sua produção inclui tubérculos, frutas e pecuária, mas se destaca principalmente no cultivo de grãos e fibras, especialmente soja, milho e algodão. É uma região com alto potencial produtivo, sendo que a porção baiana é a maior produtora de fibras do Brasil.

 

milho_clima

Foto: reprodução Getty Images

 

É claro que quando falamos em produtividade, o clima é um fator determinante. Devido a boa distribuição de chuvas ao longo da primavera, com volumes acima da média (como mostrado no mapa de registro de novembro/2022), a região apresenta lavouras em boas condições. De acordo com a última atualização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 21/02, o plantio do algodão está praticamente finalizado e a colheita da soja avança em algumas áreas mais precoces.

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

 

No entanto, este início de ano vem sendo marcado por uma significativa diminuição da precipitação em algumas áreas, como no centro e norte da Bahia, centro e oeste do Maranhão e parte do Tocantins. Nestas áreas, devido às chuvas mais irregulares e os baixos volumes, as lavouras já começam sentir a rápida redução da umidade do solo, o que traz preocupação aos produtores.

 

mapa_climatempo

Mapa: Climatempo

 

Quanto à previsão, esta última semana de fevereiro ainda deve ser caracterizada por tempo mais seco sobre a Bahia, mas sobre o Maranhão, oeste do Piauí e Tocantins, apesar de pancadas que ainda podem ocorrer de forma irregular, os volumes devem ajudar na manutenção da umidade do solo. Ao longo do mês de março, como mostrado no mapa abaixo, espera-se chuva acima da média para grande parte da região, a qual deve contribuir para recuperar a umidade do solo, beneficiando as lavouras que estarão em fase de desenvolvimento. Março é um mês que de acordo com a climatologia, não chove muito nas áreas do centro e leste da Bahia, mas mesmo nestas áreas, os volumes podem permanecer próximos ou ultrapassar ligeiramente a média. 

 

mapa2

Mapa: Climatempo

 

 

TEMPERATURA:

 

Devido à previsão de chuva mais frequente, as temperaturas também devem ficar um pouco abaixo do esperado para o mês em grande parte da região.

 

mapa3

Mapa: Climatempo

 

Texto produzido por Eliana Gatti, meteorologista da Climatempo