Feijão registra bom desenvolvimento em solo gaúcho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área cultivada de feijão 1ª safra é de 31.449 hectares. A estimativa de produtividade é de 1.576 kg/ha, o que representa um decréscimo de 7,36% em relação à estimativa inicial. 

 

A região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, é responsável por 45% da área estadual. As lavouras estão localizadas nos Campos de Cima da Serra e não foram afetadas pela estiagem.

 

Nessa região, a produtividade esperada é de 2.220 kg/ha, e as lavouras estão predominantemente em fase de enchimento de grãos.

 

Foto: arquivo istock

 

Feijão 2ª safra

A área destinada ao cultivo de feijão 2ª safra é de 20.127 hectares. A estimativa de produtividade é de 1.376 kg/ha. A região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, é a maior produtora em segundo cultivo, com cerca de 6 mil hectares. A produção está estimada em 8,2 mil toneladas. 

 

Em Ijuí, a área totaliza aproximadamente 3 mil hectares e se aproxima do final da operação de semeadura. Estão em desenvolvimento vegetativo 75% das lavouras; 20% estão em floração; e 5%, em granação. O desenvolvimento é considerado adequado, e há poucos sintomas de déficit hídrico. A produtividade esperada é de 1.678 kg/ha.

 

Tendência do clima

 

Outono começa nesta segunda-feira (20/03), sem La Niña e com redução das chuvas no Sul e Sudeste. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a instabilidade no Norte e Nordeste do Brasil. Veja os detalhes no vídeo abaixo:

 

 

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

 

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

 

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.