Produtividade da cana no Centro-Sul cresce 26% em maio, aponta CTC

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A produtividade dos canaviais colhidos no mês de maio no Centro-Sul cresceu em média 26% em relação ao mesmo mês da safra passada, passando de 75,5 TCH (toneladas de cana por hectare) para 95.3 TCH, segundo o Boletim de Olho na Safra divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A safra 2023/24 vem sendo marcada pela retomada de produtividade em todas as regiões do Centro-Sul, pela colheita de canaviais mais jovens – menor estágio médio de corte – e chuvas acima da média na maioria das regiões.

No acumulado da safra 2023/2024, a produtividade média da região cresceu 23,8%, passando de 74,2 TCH (2022/23) para 91,9 TCH (2023/24).

O destaque é para região de Araçatuba (SP), que apresentou ganho de produtividade de 43% no mês de maio e de 39% no acumulado da safra, em consequência da boa distribuição de chuvas aliada à colheita de canaviais mais jovens.

A qualidade da matéria prima (ATR) se manteve igual à observada em 2022 em praticamente todas as regiões do Centro-Sul. Na média, os canaviais da região estão apresentando cerca de 1,5kg de ATR/ton a mais do que na safra passada, o que representa uma variação de aproximadamente 1,3% no acumulado do período.

Tendência do Clima nos próximos dias nas áreas de Cana

Na última semana o tempo seco se intensificou sobre as principais áreas produtoras de cana de açúcar do centro-sul do Brasil, favorecendo as atividades de corte e moagem.

Nesta semana o tempo seco continuará predominando sobre as regiões produtoras entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As temperaturas até voltam a cair sobre a região Sul, aumentando o risco para ocorrência de geadas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a próxima quinta e a sexta-feira, mas o frio não chega com tanta intensidade ao Paraná e sobre as demais áreas produtoras do centro-sul.

Ao longo dos próximos 15 dias a probabilidade para chuva significativas e para declínio acentuado das temperaturas é baixo. Nas áreas produtoras da faixa leste do Nordeste há previsão para ocorrência de chuvas, com moderada intensidade ao longo dos próximos dias.

As maiores volumes de água, que pode ultrapassar 50 mm nesta semana, devem ficar concentrados entre Pernambuco e Rio Grande do Norte. Enquanto entre Sergipe e Alagoas são esperados episódios isolados e com menores volumes de água.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.