Calor e vento afetaram cultivo da cebola em Santa Rosa

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os cebolicultores de Caxias do Sul estão no campo realizando o tratamento fitossanitários e o controle das plantas. Nas áreas já transplantadas, a cultura apresenta bom desenvolvimento inicial. Apesar das chuvas intensas ocorridas na segunda quinzena de junho, não houve problemas significativos em relação ao transplantio das mudas e à confecção dos canteiros. Até o momento, a estimativa é de redução da área plantada em comparação à safra passada, entre 10 e 15 %, segundo levantamento da Emater/Ascar-RS.

Foto: Getty Images

Em Santa Rosa, os produtores intensificaram o transplante para comercialização direta e para consumo nas propriedades. Foram observados danos na parte aérea das plantas, provavelmente em relação a infestações por botrytis ou a danos físicos causados pelo calor e por ventos observados em junho. A cultura está em desenvolvimento vegetativo nos canteiros e nas áreas já transplantadas.

Leia também: O que fazer para ter o melhor manejo nas culturas de tomate, cebola e batata

Mandioca

A cultura da mandioca apresenta um aspecto de envelhecimento nas folhas baixeiras (normal para a época), mas as folhas do terço superior estão verdes, e as ramas são de boa qualidade. Os produtores seguem a colheita e a comercialização.

Na região de Santa Rosa, continua a colheita de raízes da safra atual de mandioca. A qualidade de algumas variedades está razoável em função do aumento de produto afetado por escurecimento e do sabor amargo. Os produtores observam a previsão de geadas para iniciarem o armazenamento de ramas para manivas da próxima safra.

Tendência do Clima

Na segunda metade da semana uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil espalhando chuvas entre o interior gaúcho e as áreas mais ao sul do Paraná. No final de semana a chuvas se espalha pelo interior paranaense com moderada intensidade e deve paralisar as atividades no campo especialmente sobre o sul e oeste do estado.

Previsão Climática para Julho de 2023

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.