Em Mato Grosso do Sul, o milho está em pleno desenvolvimento fenológico reprodutivo em todas as áreas produtoras do estado. Nas regiões oeste, centro, norte e sul-fronteira, as condições são consideradas boas, variando entre 98% e 99%, com até 2% das lavouras em condições regulares. Essas regiões encontram-se no estágio fenológico entre R2 e R6.
Nas regiões nordeste e sudeste, aproximadamente 93% a 94% das lavouras apresentam condições boas, com 6% a 7% em condições regulares. O estágio fenológico nessas regiões também varia entre R4 e R6.
No entanto, as regiões sudoeste e sul têm condições abaixo do potencial das demais regiões, com até 5% das lavouras em condições ruins, entre 14% e 19% em estado regular e entre 78% e 81% em boas condições. O estágio fenológico nessas regiões está entre R3 e R6.
Área colhida
O estado atingiu 26,2% de área colhida de milho na 2ª safra 2022/2023, segundo dados da Aprosoja/MS. A porcentagem de área colhida na 2ª safra 2022/2023, encontra-se inferior em aproximadamente 15,12 pontos percentuais em relação à 2ª safra 2021/2022, para a data de 04 de agosto.
Tendência do Clima
Durante o final de semana frente fria deve avançar para costa do Sudeste propagando instabilidade sobre a faixa leste da região. São esperados episódios isolados de chuva entre o sul e leste de São Paulo, sul e Zona da Mata Mineira, Rio de Janeiro e a chuva de forma fraca deve chegar até mesmo ao Espírito Santo no início da próxima semana. Essa frente fria deve atrair também a umidade da Amazônia sobre a faixa oeste do Brasil e por isso são esperados alguns episódios de chuva sobre áreas mais ao sul oeste de Mato Grosso do Sul e oeste mato-grossense durante o final de semana.
Na maior parte do interior do Sudeste, do Centro-Oeste e principalmente na fronteira agrícola do Matopiba a previsão é para uma semana de tempo seco e muito quente. Destaque para o calor que deve atingir 40°C nesta semana em algumas localidades da área central do Brasil, especialmente de Mato Grosso. Já nas áreas mais ao sul do Brasil as temperaturas devem diminuir, com o avanço da frente fria, inclusive após a passagem desse sistema, uma massa de ar de origem polar deve provocar declínio acentuado nas temperaturas.
Durante o final de semana são esperadas as temperaturas mais baixas especialmente na madrugada do domingo, 13/08, há risco para geadas mais amplas no Rio Grande do Sul e áreas serranas e de planalto de Santa Catarina. O frio não deve avançar de forma intensa sobre o Paraná e áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, onde se espera um ligeiro declínio das temperaturas a partir do final de semana, mas não de forma acentuada.
Novidade: Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!