Ausência de horas de frio acelera o florescimento dos pessegueiros

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os pessegueiros estão com grande emissão de brotos novos e folhas. Na região administrativa da Emater-RS/Ascar de Caxias do Sul, os produtores estão preocupados com o baixo acúmulo de horas de frio, que continuou acelerando o florescimento e a brotação dos pomares. Variedades mais precoces e cultivadas em locais mais quentes já estão em plena frutificação, o que exige a execução da prática cultural de raleio de frutos. As variedades de ciclo médio já estão em pleno florescimento, mesmo em áreas de maior altitude.

As variedades mais tardias, como Eragil, Chiripá e Barbosa, ainda não apresentam sinais de reinício do ciclo vegetativo. As principais práticas culturais efetuadas foram a poda de inverno, o raleio de frutas, as adubações em cobertura e os tratamentos fitossanitários. Em Erechim, onde há área de 64 hectares da cultura, a ocorrência de temperaturas altas intensificou a floração.

Em Porto Alegre, na Região Metropolitana, os produtores estão preocupados com a desuniformidade dos estágios em uma mesma planta, que pode apresentar desde flores até frutas desenvolvidas. Essa situação dificulta o manejo, afetando a produtividade e a qualidade das frutas. A falta de horas de frio é a principal causa dessa desuniformidade, e há riscos de perdas de frutas nos próximos estágios.

Em Santa Rosa, os produtores finalizaram os trabalhos de inverno, como podas, tratamento com calda bordalesa e adubação de manutenção. Algumas variedades já apresentam brotação nova e iniciam a floração. Em Soledade, os pomares estão em pleno período da prática de poda seca e poda de inverno. A maioria das variedades está em plena floração. Os poucos dias de frio não são suficientes para suprir a demanda de horas para boa parte das variedades cultivadas na região.

Tendência do Clima

Na quarta-feira (16/08), o tempo continuará firme em grande parte do Rio Grande do Sul. Os ventos persistirão soprando com intensidade do centro do país, contribuindo para a elevação das temperaturas. Haverá a condição de céu com sol entre algumas nuvens em boa parte do estado. No extremo sul, algumas instabilidades se intensificam provenientes do sul do Brasil a partir da noite, trazendo previsão de chuva fraca a moderada, podendo vir acompanhada por raios.

Na quinta-feira (17/08), a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) sobre a Argentina contribuirá para a instabilidade em boa parte do Rio Grande do Sul. Espera-se chuva moderada a forte, especialmente na parte centro-sul e nordeste do estado. Para a faixa noroeste, o tempo permanecerá firme, com sol entre nuvens.

Na sexta-feira (18/08), a formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai entre tarde/noite, acompanhado por uma frente fria, intensificará as instabilidades por todo o estado. Na faixa centro-sul, é prevista a ocorrência de temporais. Já na região centro-norte, predominará a nebulosidade, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade, entre noite e madrugada de sábado. 

Novidade: Conheça a Central El Niño

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!