Além da seca, esta semana o furacão Idalia atingiu regiões produtoras nos EUA, aumentando temores sobre uma quebra ainda maior na safra do maior exportador do mundo. Com ventos de até 200km/h, o furacão Idalia atingiu a Georgia e inundou as Carolinas (do Norte e Sul) com chuvas torrenciais na última quinta-feira (31/08), após causar mortes na Florida.
Nesta segunda-feira (04/09) é feriado de Labor Day (Dia do Trabalho) nos EUA.Apesar do mercado estar considerando que os danos causados pelo furacão foram muito pequenos, como a safra dos EUA já está sofrendo com a seca, qualquer problema agita os mercados.
Lavouras de algodão nos EUA
As condições das lavouras de algodão dos EUA continuam ruins. Apesar da classificação de ruim a muito ruim ter diminuído para 44% (-2%) ainda está bem acima da última safra (36%), que foi muito ruim. O USDA informou em um relatório esta semana que a indústria têxtil e de vestuário da China continua a enfrentar grandes dificuldades. A lei americana que baniu qualquer roupa ou produto têxtil feito com algodão de Xinjiang (China) está aumentando os custos de compliance das empresas e desincentivando a importação de roupas de algodão pelos importadores americanos
Produção e consumo mundial
A consultoria Cotlook reduziu a previsão de produção mundial de algodão para as colheitas de 2023/24. A cifra revisada, de 25,414 milhões de toneladas, representa uma queda de mais de meio milhão de toneladas. Pela primeira vez desde a projeção de fevereiro, mostra uma diminuição em relação à estimativa para 2022/23.
As estimativas de consumo mundial da consultoria durante 2022/23 e 2023/24 foram elevadas no último mês, em 23,2 milhões de tons (2022/23) e 24,4 milhões de tons (2023/24). No entanto, permaneceram abaixo dos níveis alcançados nas duas últimas safras.
Menos chuva na Índia
A Índia recebeu 36% menos chuva do que o normal neste mês, de acordo com o Departamento meteorológico. O total de chuvas de junho a agosto ficou 10% abaixo da média. As chuvas de setembro serão cruciais para compensar o déficit, já que a estação de monções está chegando ao fim.
China
O volume de algodão brasileiro vendido até agora corresponde a cerca de 36% do total; o dos EUA está em 49% e o da Austrália em 13%. Relatórios de importação de algodão pela China em julho mostram que a Austrália foi origem de 26% das compras, mostrando que o boicote ao algodão australiano na China chegou ao fim.
Algodão no Brasil
A colheita da safra de algodão 2022/23 brasileira está na reta final com um total geral de 88%, até o dia 01 de setembro. Veja abaixo o percentual da colheita por estado produtor:
81,4% na Bahia, Goiás (88,7%), Maranhão (78%), Minas Gerais (90%), Mato Grosso do Sul (100%), Paraná (100%), São Paulo (98%), Mato Grosso (89%), Piauí (98,45%).
Beneficiamento do algodão
Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 01/09 foram beneficiados: BA (51%), GO (58%), MA (23%) MG (50%), MS (52%); PR (87%), SP (98%), MT (31%), PI (45%) Total Brasil : 36% beneficiado.
Tendência do Clima
Esta semana será marcada por tempo bastante instável sobre o centro-sul do Brasil, devido a atuação de dois sistemas: Um ciclone extratropical, que já está se formando sobre a costa da região Sul e vai continuar gerando altos volumes de precipitação e ventania nesta segunda-feira e um novo sistema que deve se formar entre a próxima quarta(06/09) e a quinta feira (07/09) e que vai voltar a provocar chuvas bastante intensas nos três estados do Sul do país.
Diversas localidades devem acumular volumes acima de 100 mm nessa semana. As chuvas também devem atingir áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e áreas mais ao sul de Minas Gerais, enquanto nas demais áreas do interior do Sudeste do Centro-Oeste e também na maior parte do Norte e do Nordeste, esta semana será marcada por predomínio do tempo seco e intensificação do calor.
Leia também: El Niño deve contribuir para plantio da safra verão no Sul, mas pode atrasar semeadura do milho 2ª safra
Central El Niño: A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!