Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, as lavouras continuam em bom desenvolvimento; a maior parte delas se encontra no estágio reprodutivo, incluindo a fase de floração e enchimento de grãos. Em algumas lavouras, foi observada alta incidência de traçadas-crucíferas, com presença significativa de larvas em diferentes estágios e mariposas.
Em Santa Maria, 16% das lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 49% estão em floração, e 35% na fase de enchimento de grãos. Em Santa Rosa, apenas 1% das áreas cultivadas está na fase de desenvolvimento vegetativo; 26% das lavouras estão na fase de florescimento; 58% estão em formação e enchimento de grãos; e 13% em maturação. A colheita já foi realizada em 2% da área total.
As primeiras lavouras colhidas têm apresentado produtividade de 1.800 kg/ha, pouco superior à estimativa regional de 1.763 kg/ha. Contudo, segundo avaliação dos produtores, a produtividade de algumas lavouras pode não alcançar os níveis da safra anterior. Por isso, estão considerando a possibilidade de aumentar a fertilização nitrogenada para a próxima safra.
Em Soledade, apesar da diminuição de chuvas, a umidade do solo mantém-se em níveis adequados para as lavouras em fase reprodutiva, muitas das quais estão entrando na etapa de enchimento de grãos. As plantações exibem condições saudáveis e atingem níveis de produtividade esperados. Na região, aproximadamente 70% das lavouras estão em floração, e 30% estão no processo de enchimento de grãos.
Tendência do Clima
Nesta terça-feira (05/09), o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul mas ainda poderão ser observadas rajadas de vento que variam entre 40 e 60 km/h em boa parte do estado. No litoral, as rajadas ganham intensidade e variam entre 60 e 80 km/h. Na quarta-feira (06/09), muitas instabilidades se espalham sobre o noroeste e todo o centro-sul gaúcho. A chuva será de fraca a moderada intensidade acompanhada por raios.
Na quinta-feira, feriado da Independência as instabilidades se intensificam sobre o estado. Destaque para tempestades (temporais/chuva volumosa) na faixa centro-sul e na fronteira oeste do estado. Para o restante do estado, o sol aparece, mas a condição é para pancadas de chuva acompanhadas por raios ao longo do dia.
Na sexta-feira (08/09), a passagem de uma frente fria contribui para a manutenção da chuva no estado. A condição será de tempo chuvoso em boa parte do estado ao longo do dia. O destaque fica por conta da fronteira oeste e da Campanha, onde o dia será de muita nebulosidade e chuva de fraca intensidade.
Leia também: Seca e furacão atingem áreas agrícolas nos EUA
Central El Niño: A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!