O trigo continua a se desenvolver bem, porém já perde potencial produtivo, em algumas regiões gaúchas, devido aos eventos climáticos adversos na primeira quinzena do mês. As plantas apresentam menor porte em comparação a anos anteriores, e a folha bandeira mostra-se menos desenvolvida. Além disso, os sintomas de danos causados por geadas, chuvas excessivas e doenças têm se agravado em plantas no estágio de enchimento de grãos.
Os produtores estão preocupados quanto ao possível aumento da incidência de doenças nas lavouras, provocado pelo grande volume de chuvas, pelo excesso de umidade e pela elevação da temperatura.
Na região da Campanha, as lavouras de trigo implantadas entre maio e junho estão na fase de floração e de enchimento de grãos, mas há preocupações devido ao risco de giberela. Apesar do clima adverso, as lavouras ainda apresentam boa aparência. Porém, as próximas semanas serão críticas para a cultura em razão das previsões de chuva e das dificuldades na aplicação de fungicidas.
Na Fronteira Oeste, as chuvas intensas, os ventos fortes e o granizo atingiram lavouras em fase reprodutiva, aumentando o risco de acamamento e comprometendo a proteção das plantações como resultado da impossibilidade de aplicação de fungicidas desde o início do mês. Na de Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra, as lavouras estão atualmente na fase de elongação do colmo e no início do emborrachamento, de acordo com levantamento da Emater/Ascar-RS.
Nos municípios de menor altitude, predominam as fases de emissão da espiga e início da floração. De maneira geral, os cultivos apresentam bom desenvolvimento e sanidade, embora as condições climáticas, caracterizadas por elevada umidade do ambiente e altas temperaturas, sejam favoráveis ao desenvolvimento de doenças. Em Erechim, a cultura encontra-se atualmente em fase de floração e formação de grãos, mantendo-se em bom estado até o momento. O início da colheita deve ocorrer aproximadamente na metade do mês de outubro.
Tendência do Clima
Nesta segunda-feira (25/09), entre as regiões de Caxias do Sul, serra gaúcha, litoral norte, Santa Maria e Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia será chuvoso e a previsão é de acumulados elevados e de chuva forte ao longo de todo o dia nessas áreas, além de ventanias moderadas. Na Campanha, sudoeste e extremo sul, a chuva ocorre entre a tarde e noite, intercalando momentos de melhorias, já no noroeste, pancadas de chuva e trovoadas de moderada a forte intensidade. As temperaturas não se elevam muito durante o dia em grande parte do Rio Grande do Sul por conta da atuação de um ar mais frio.
Na terça-feira (26/09), na região norte, noroeste e litoral norte gaúcho, a chuva é forte e volumosa, mas intercala momentos de melhoria e períodos de sol, ocorrendo acompanhada por trovoadas e fortes rajadas de ventos. Nas demais regiões, o dia será chuvoso, com elevados acumulados e chuva forte.
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!