Chuva afeta cultura da cebola em Passo Fundo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O excesso de chuvas dos últimos dias afetou a cultura da cebola em germinação em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Já as lavouras que estavam em estado vegetativo não apresentaram danos significativos. Os agricultores seguem as aplicações para o controle de plantas daninhas e aplicações de nitrogênio em cobertura.

Em Pelotas, o transplante de mudas está concluído. As intensas e volumosas chuvas por dias seguidos, além do período de tempo nublado e encoberto retardaram o desenvolvimento das plantas segundo os produtores de cebola. Muitos canteiros precisarão ser refeitos, pois as chuvas intensas ocasionaram o desmoronamento e a lavagem superficial. Também será necessário repetir a fertilização nesses locais, pois as chuvas lixiviaram as adubações aplicadas até o momento.

Nas lavouras localizadas em áreas planas do litoral sul gaúcho há relatos que as áreas ficaram alagadas por alguns períodos devido à dificuldade de escoamento das águas. Os produtores conseguiram efetuar o rápido escoamento dessas águas e, por isso, ainda há possibilidade de recuperar parte da produção. Os cebolicultores seguem realizando as aplicações de fungicidas, quando conseguem entrar nas lavouras, para prevenir doenças foliares. A produção já tem sinais de redução em razão das adversidades do tempo.

Em Caxias do Sul, algumas lavouras foram danificadas pelas chuvas torrenciais ocorridas no início deste mês. Entre os danos há perdas de mudas bem como carregamento de solo e de fertilizantes, mas pouco significativo. Como as lavouras foram totalmente transplantadas, os trabalhos se concentram na realização das adubações de cobertura, nos tratamentos fitossanitários e no controle das plantas daninhas. Algumas lavouras transplantadas no tarde apresentaram perdas causadas pelo ataque de larva da mosca-da cebola, mas, de modo geral, a cultura apresenta bom desenvolvimento e sanidade, além de controle de plantas concorrentes satisfatório.

Até o momento, estima-se que ocorrerá redução de 10% da área plantada em relação à safra passada, ficando próxima de 1.000 hectares.

Tendência do Clima

Nesta terça-feira(26/09) há previsão de pancadas de chuva por vezes fortes no Rio Grande do Sul que podem vir acompanhadas de granizo em pontos da Região Sul.

Na quarta-feira (27/09), ainda há previsão de pancadas fortes na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina ao longo da madrugada e da manhã, depois a chuva diminui gradualmente e termina o dia sem chuva na maior parte do estado gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná ocorrem pancadas de chuva com rajadas de vento.

Na quinta-feira (28/08), o Rio Grande do Sul o amanhecer será frio no Rio Grande do Sul. Só há condições para pancadas de chuva isoladas no extremo norte gaúcho. Nas demais áreas, o sol aparece e não chove.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!