A terça-feira está sendo marcada por muito calor no interior da Região Centro-Oeste e principalmente nas áreas produtoras de soja. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostram que por volta das 13 horas, à temperatura em Sorriso um dos maiores municípios produtores de soja era de 35,5ºC. Em Guarantã, os termômetros marcavam 34,3ºC e em Sinop 35,3ºC, neste mesmo horário.
Em Mato Grosso, o plantio da soja começa a ganhar ritmo, principalmente nas regiões oeste e meio norte do estado, segundo o levantamento de dados semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em outras localidades do Mato Grosso, os produtores estão de olho no clima e aguardam pelas chuvas plantadeiras, mesmo sabendo que podem avançar na janela e diminuir a área de milho safrinha. De acordo com a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo, a tendência é de mais calor durante a maior parte desta semana, com picos acima de 40 °C no interior da Região Centro-Oeste. “Esse calor extremo, associado ao período prolongado seco, tende a provocar estresse térmico e prejudicar o plantio da soja”, alerta a meteorologista.
Onda de calor pode provocar estresse térmico nas plantas
Até quando o calor vai durar?
O calor extremo começa a ceder um pouco, no decorrer do final de semana, quando os episódios de chuva, mesmo que de forma isolada, devem se espalhar um pouco mais. Veja a tendência no mapa abaixo:
Leia também: Sinal amarelo para cana de açúcar: Calor pode provocar estresse térmico na planta