Área semeada com milho alcança 62% no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A área semeada com milho avançou para 62% no Rio Grande do Sul e as lavouras estão na fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo. O produtor aproveita a umidade presente no solo para realizar a adubação nitrogenada em cobertura.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, de maneira geral, a germinação ocorreu satisfatoriamente, resultando em bom estande de plantas. No entanto, em algumas áreas, o excesso de umidade causou apodrecimento das sementes, e são observadas falhas. Em Manoel Viana, foram retomadas as aplicações de fertilizantes. Em algumas áreas, está sendo utilizada aviação agrícola já que o maquinário utilizado no campo abriu grandes sulcos nas lavouras e atolou em outros trechos com pontos mais úmidos.

Em Caxias do Sul, a semeadura foi retomada ainda de forma lenta em razão da alta umidade do solo, o que dificulta a entrada das máquinas, especialmente nas áreas mais íngremes ou nas áreas de baixada, onde o solo permanece encharcado por mais tempo. As primeiras áreas semeadas já receberam adubação nitrogenada e presentam desenvolvimento satisfatório.

Foto: Getty Images

Em Erechim e Ijuí, 90% da área foi plantada. Em Frederico Westphalen, a cultura encontra-se na fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo. As lavouras implantadas no início da janela de semeadura enfrentaram maior pressão de pragas, principalmente cigarrinha e, em alguns casos, lagarta.

Em Passo Fundo, a semeadura avança e cerca de 50% das lavouras foram estabelecidas. Na região de Pelotas, o plantio começou nas lavouras localizadas no distrito de Santana da Boa Vista. No entanto, nos demais municípios, todas as atividades foram interrompidas devido ao excesso de umidade nos solo, o que impossibilitou qualquer movimentação de máquinas e de implementos.

Em Santa Maria, como resultado das precipitações, ocorridas entre o final de setembro e início de Outubro, muitos produtores puderam reiniciar o processo de plantio, alcançando 30% da área planejada.

Em Santa Rosa, o plantio do cedo foi concluído, abrangendo 81% da área planejada para o cultivo. Os restantes 19% serão implantados para a temporada de safrinha, a partir de janeiro de 2024. O monitoramento indica ausência de cigarrinha nas lavouras, o que proporciona maior tranquilidade no manejo da cultura.

Irrigação

Devido à redução da pluviosidade nos últimos dias, alguns agricultores recorreram aos sistemas de irrigação para manter a umidade do solo em níveis ótimos. Isso se deve à recorrência de ventos e à baixa umidade relativa do ar, que afetaram significativamente a disponibilidade de água no solo, especialmente em regiões com solos mais arenosos, solos rasos ou com camadas subsuperficiais compactadas, o que impede a infiltração adequada de água.

Em Soledade, em razão do aumento da luminosidade, a cultura retomou o crescimento e desenvolvimento. Em geral, as lavouras estão bem estabelecidas. Em Candelária, houve registros de incidência da cigarrinha, sendo necessário várias aplicações. A semeadura teve prosseguimento e alcançou 40% da área prevista.

Tendência do Clima

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, neste sábado (07/10), alerta para temporais e chuva volumosa na faixa norte do Rio Grande do Sul. Nas áreas localizadas no centro-norte e região central do estado e região metropolitana de Porto Alegre, o tempo fica nublado e chuvoso. No sul e sudeste do estado, ocorrem pancadas de chuva pontuais. Na região da Campanha, o tempo ficar firme e não chove.

No domingo (08/10), o sol aparece e não chove na metade oeste, região da Fronteira e no extremo sul gaúcho. As cidades litorâneas e a Grande Porto Alegre, seguem com chuva ao longo do dia, mas o volume começa a perder força entre tarde e noite de domingo.

ALERTA de temporais e muita chuva nas áreas de serra e no extremo norte gaúcho.

Fique de olho nas condições do tempo para os próximos dias aqui

Leia também: Como será a Primavera 2023 para a Agricultura?

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!