Área de soja apresenta leve aumento de 1,30% no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O mês de outubro marca o início da implantação da soja, principal lavoura extensiva no Estado do RS. A Emater/RS-Ascar realizou a coleta e levantamento de dados para a projeção da Safra 2023/2024 em 441 municípios que cultivam essa leguminosa, representando amostragem de 99,8%.

Desse total, estima-se que a área a ser cultivada está em 6.745.112 hectares, o que indica aumento de 1,30% em comparação à safra anterior. A produtividade está estimada em 3.327 kg/ha.

Nos últimos 10 anos, a tendência é de crescimento tanto em relação à área cultivada quanto à produção. Em 2014, cultivou-se 4.990.042 hectares, ou seja, ao longo desse período, houve aumento de 35% de área. Já a projeção de produção passou para 22.442.526 toneladas, o que representa um crescimento de 72% em relação a 2014, quando a produção foi de 13.041.720 toneladas.

Foto: Getty Images

O cultivo de soja é muito relevante para a economia estadual. Apenas essa leguminosa deve gerar na Safra 2023/2024 pelo menos 50 bilhões de reais na comercialização da produção, refletindo resultados em todas as regiões e em quase a totalidade dos municípios gaúchos.

Tendência do Clima

Nesta quinta-feira, (12/10), as instabilidades continuam predominando em grande parte do Rio Grande do Sul no feriado. A formação de uma baixa pressão sobre o Paraná, e a circulação associada a este sistema favorece a formação de chuva em toda a faixa central e norte do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre. Para o restante do estado, a condição é de muita nebulosidade pela manhã, mas à tarde o tempo volta a ficar firme e sem chuva. Destaque para o ingresso da massa de ar polar que derruba as temperaturas no estado.

Na sexta-feira (13/10), o ar frio se estabelece no estado e há previsão de geada na região de Bagé. As temperaturas são baixas também nas demais regiões gaúchas, com névoa na região oeste e central no amanhecer, enquanto ainda pode garoar na serra. O tempo é firme em todo o estado. 

Veja também no Agroclima: Nova safra de grãos 23/24 pode atingir produção de 317,5 milhões de toneladas

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!