Produtor deve estar de olho no clima para a safra de milho 23/24

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O clima não tem colaborado e a semeadura da soja safra 2023/24 começou com atraso. Essa situação deve impactar diretamente a janela ideal de plantio do milho e, consequentemente, influenciar na adoção das tecnologias a serem empregadas e também no tamanho da área plantada para o próximo ciclo.

Não bastasse o clima, o analista da Agrinvest Commodities, Jefferson Souza, diz que a classe agrícola enfrenta problemas. “O produtor de milho ainda precisa lidar com o achatamento nas margens de produção. Em fevereiro deste ano, os preços do milho no médio norte de Mato Grosso eram negociados acima de R$ 60,00 por saca, mas agora as cotações estão abaixo de R$ 40,00”, detalha. Portanto, as margens que eram bastante satisfatórias foram fortemente comprometidas e, mesmo com uma queda nos custos de produção, os ganhos são muito menores agora do que eram no começo desse ano.

Nas últimas duas semanas, segundo o especialista, o mercado de fertilizantes para o milho de 2ª safra avançou um pouco, no entanto, o atraso ainda é bastante significativo. Já que o maior estado produtor de milho do Brasil, que é o Mato Grosso, adquiriu cerca de 67% das necessidades para a próxima safra. “Este número é o mais baixo para o período nos últimos cinco anos. Como exemplo, na primeira quinzena de outubro do ano passado as compras para o milho safrinha já haviam superado 80%”, reforça.

Souza orienta que com este cenário, a primeira atitude que os produtores deverão tomar para a próxima safra de milho é a redução na tecnologia empregada na cultura. “O segundo ponto é de que existe a possibilidade de redução de área plantada”, completa.

Atraso no plantio da soja impacta preços das forrageiras

No cerrado e em áreas do Centro-Oeste o atraso das chuvas plantadeiras em algumas localidades pode causar atraso na semeadura da safra de verão da soja e provocar uma alta no preço de sementes de forrageiras. Isso acontece devido ao aquecimento na demanda diante da possibilidade de muitos agricultores optarem pelo plantio destas culturas de cobertura na época de fim das chuvas de forma a evitar riscos do milho tardio na safrinha.

Para a virada do mês há uma tendência de mudançano paadrão do clima para áreas do Mato Grosso. Veja no vídeo abaixo a análise do meteorologista Willians Bini:

Nos dias 22 e 23 de novembro, em Cuiabá (MT), acontece o IV Encontro Técnico Milho, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso que irá abordar o cenário para a cultura do milho. O objetivo é contribuir no planejamento de um bom manejo para a próxima safra.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!