Excesso de chuva afeta cultura do alho em Passo Fundo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Caxias do Sul (RS), os produtores estão em plena colheita das cultivares de cebola de ciclo médio. Alguns agricultores colhem as crioulas mais desenvolvidas por receio de maiores perdas em razão de podridão. Os dias ensolarados ajudaram a reprimir um pouco o apodrecimento de bulbos por bacteriose, ocasionado principalmente por ferimentos após o granizo, que também afetou o crescimento.

As taxas de podridão variam conforme o dano, a localização da lavoura, as variedades e a idade das plantas. Alguns agricultores optaram por realizar a colheita sanitária da lavoura, descartando os bulbos por não poderem ser comercializados. O desenvolvimento das plantas está estagnado.

Foto: Getty Images

Chuva afetou cultura do Alho

Em Passo Fundo, segue a colheita do alho no campo. A cultura foi afetada pelo excesso de chuvas. Os agricultores recebem pelo produto de primeira qualidade R$ 17,00/kg e pelo alho indústria, R$ 6,00/kg.

Chuva impacta mandioca gaúcha

Em Santa Rosa, as lavouras de mandioca estão em desenvolvimento vegetativo. Os produtores estão efetuando o controle de ervas, quando possível, e já procuram por produtos para a capina química devido às chuvas constantes e ao rápido desenvolvimento das plantas daninhas.

Tendência do Clima nos próximos dias

Até quarta-feira (20/12), a umidade continua alta sobre o Rio Grande do Sul. Em relação ao começo da semana, mais aberturas de sol são previstas para o norte e noroeste do estado, com pancadas de chuva se concentrando mais entre tarde e noite, ainda de maneira localmente forte. Nas demais áreas, centro-sul do RS, litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva pode acontecer a qualquer momento do dia, intercalando períodos de melhora e algumas breves aberturas de sol. Há condições ainda para chuva moderada a forte de maneira mais pontual no decorrer do dia.

Leia também: Rizicultores gaúchos correm para finalizar a semeadura

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!