Alto volume de chuva pode interromper colheita da soja no centro norte do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Dados do último boletim de progresso de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam que 29,4% da safra de soja já foi colhida no país.

Em Mato Grosso, a redução das precipitações favoreceu a colheita da soja e as lavouras em maturação. Em Goiás, houve avanço significativo na área colhida, com melhoria na produtividade. As lavouras apresentam-se em boas condições. Em Mato Grosso do Sul, as lavouras no sudoeste estão em estresse hídrico e anteciparam o ciclo.

Na Bahia, as lavouras estão em bom desenvolvimento, apesar do aumento de doenças e pragas. No Maranhão, o ritmo da colheita em Balsas foi reduzido devido às precipitações frequentes. O plantio evolui no restante do estado. No Piauí, o plantio foi finalizado e as lavouras estão em boas condições.

No Pará, os bons volumes de chuvas, favoreceram o desenvolvimento das lavouras em quase todo o estado. No Tocantins, a colheita está avançando e observa-se melhores produtividades, principalmente no oeste do estado.

No Rio Grande do Sul, as chuvas irregulares melhoraram as condições das lavouras. No Paraná, as precipitações afetaram a evolução da colheita. Em Santa Catarina, foram semeadas mais áreas de segunda safra.

Em Minas Gerais, a colheita avança significativamente Em São Paulo, houve uma celeridade na colheita.

Leia também: Maça apresenta baixo calibre em Santa Catarina

Fim do El Niño e volta da La Niña. Meteorologista aponta mudanças no segundo semestre

Tendência do Clima

O mapa de chuva mostra que no período de 20 a 24 de fevereiro estão previstos elevados acumulados de chuva no centro norte do Brasil:

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!